quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CAMINHADA EM PAULISTA-PE

No Sábado , 21/08/10 Aconteceu a caminhada na cidade de Paulista-PE da campanha dos candidatos a Deputado Estadual Bispo Ossésio Silva e para Deputado Federal Vilalba de Jesus, com várias lideranças deste Munícipio , no Centro da Cidade de Paulista-PE , com os respectivos coordenadores da Campanha Política e seus Colaboradores .

Paulista é um município brasileiro do Litoral do estado de Pernambuco. Faz parte da Região Metropolitana do Recife e localiza-se ao Norte do capital do estado, distando cerca de 17 quilômetros. Segundo o IBGE Ocupa uma área de 93,52 km². Sua população estimada no ano de 2009 foi de 319.373 habitantes.

No ano de 1535 Paulista era uma Vila com duas freguesias, Paratibe e Maranguape, e formava parte do município de Olinda. Suas principais fontes de renda eram a indústria, a pesca e a agricultura, em especial a cana-de-açúcar.

Em meados do século XVI as terras de Paratibe e Maranguape foram doadas por Duarte Coelho a Jerônimo de Albuquerque pelos serviços prestados a colônia.

Anos mais tarde, Jerônimo de Albuquerque cedeu as terras de Paratibe a Gonçalo Mendes Leitão, no momento de contrair matrimônio com sua filha. Posteriormante com a morte de Mendes Leitão, seus herdeiros venderam as propriedades, dividindo-se a partir deste momento em Paratibe de Cima e Paratibe de Baixo.

No ano 1656 a frequesia de Maranguape foi adquirida por João Fernandes Vieira e ao final deste século, no ano 1689, as duas frequesias, Paratibe e Maranguape, foram vendidas ao Bandeirante Paulista, Manoel Alvares de Morais Navarro, conhecido como "Paulista", dando origem ao atual nome da cidade.

Os séculos posteriores caracterizaram-se pelo crescimento tanto político como econômico para a cidade. Paulista foi o segundo distrito de Olinda até o ano de 1935, o qual se converteu em município independente e atualmente está formado pelos distritos de Paratibe, Arthur Lundgren, Jardim Paulista, Conceição, Janga, Pau Amarelo, Nobre, Maranguape, Maria Farinha, e Mirueira.

3 comentários:

oliveira disse...

o bispo ossesio e o pastor vilalba vão vencer concerteza

juliana disse...

é 10123 e 1033

honorato disse...

é rumo a vitória