A evasão escolar é um dos maiores problemas da educação no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 100 alunos que ingressam na escola na 1ª série, apenas cinco concluem o ensino fundamental. Em 2007, por exemplo, 4,8% dos alunos matriculados no ensino fundamental abandonaram a escola, o que corresponde a quase 1,5 milhão de alunos.
O quadro atinge esse patamar devido a condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo questões referentes aos encaminhamentos didáticos pedagógicos e à baixa qualidade do ensino.
Para reforçar a luta contra esta evasão, foi aprovado, por unanimidade, em sessão plenária da Câmara de Vereadores de Recife (PE), o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Combate à Evasão Escolar, de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB).
A Semana Municipal de Combate à Evasão Escolar será incluída no calendário oficial de Recife e terá o objetivo de conscientizar professores, alunos e familiares sobre a importância da educação, além de designar um espaço para debates e reflexão das possibilidades profissionais aos jovens.
A programação acontecerá sempre na segunda semana de setembro e incluirá a apresentação de vídeos, palestras, dinâmicas de grupo e ações de voluntariado.
“Acredito que, por meio de um amplo debate, aqueles que hoje se encontram fora do ambiente escolar poderão retornar”, enfatizou o vereador.
Santana acrescenta a importância da união de pais, alunos, professores e comunidade em geral.
“A partir daí, é fundamental criar projetos que incentivem os jovens a trabalhar por um ambiente escolar mais acolhedor, onde se sintam importantes por colaborar. Mesclar essas situações é o primeiro grande passo.
Devemos pensar em trabalhar também com as atuais crianças como uma forma de prevenir futuras evasões”, concluiu.
VER A MATÉRIA DO VEREADOR ALFREDO SANTANA NO SITE DA FOLHA UNIVERSAL : http://ning.it/9BkBSJ
7 comentários:
ARREBENTOU PASTOR ALFREDO
muito boa a matéria vereador
gostei da matéria pastor alfredo
parabéns pelo projeto vereador pastor alfredo
ótimo projeto e parabéns pela matéria
na verdade gostaria de saber se eu como ex prsidiário posso prestar concurso público, e assumir ao cargo caso consiga passar
e quais posso fazer á restrições????
na verdade gostaria de saber se eu como ex presidiário posso prestar concurso público
e se eu passar posso assumir o cargo?
não devo nada para a justiça.
Postar um comentário