segunda-feira, 12 de julho de 2010

A CONQUISTA DO TÍTULO MUNDIAL PELA ESPANHA


A decisão da Copa do Mundo da África do Sul foi de acordo com o previsto. Estariam em campo duas seleções que claramente armam o sistema de marcação, na expectativa de que aproveitar uma única oportunidade poderia ser a conquista do título. Durante o tempo normal de jogo a Espanha teve mais o domínio das ações sobre a Holanda, embora a "Laranja" nos contra-ataques criasse duas situações perigosas para o goleiro Casillas, perfeito em ambas. Somente nos últimos minutos do jogo (tempo normal) a Holanda demonstrou um certo desgaste físico, do que se aproveitou a Espanha para forçar o ritmo em busca do gol. E assim, deu 0 x 0 nos noventa minutos.

Para a prorrogação a Espanha estaria mais bem preparada no aspecto físico. Nos primeiros 15 minutos só deu a "Fúria", mas o gol não saiu. Logo aos 4 minutos da segunda fase aconteceu a expulsão de Heitinga, contribuindo para aumentar o domínio espanhol até marcar o gol aos 11 minutos através de Iniesta. Com a vitória de 1 x 0 a Espanha conquistou o seu primeiro título mundial de futebol.

O feito espanhol merece análises profundas e competentes. Como explicar uma campanha vitoriosa com tantos passes curtos(sem lançamentos), posse de bola e poucos gols ? Aqui no Brasil quem joga assim recebe logo dos comentaristas o "elogio" de futebol improdutivo e retranqueiro. A campanha foi esta:

. Espanha 0 x 1 Suiça

. Espanha 2 x 0 Honduras

. Espanha 2 x 1 Chile

. Espanha 1 x 0 Portugal

. Espanha 1 x 0 Paraguai

. Espanha 1 x 0 Alemanha

. Espanha 1 x 0 Holanda

Foram marcados 8 gols ( média de 1,14 por jogo ) e sofridos apenas 2, ficando com um saldo de 6 gols.Os números mostram um futebol ofensivo ou defensivo ? Alguns comentaristas de órgãos importantes da imprensa brasileira falam em futebol prá frente, ofensivo.

E o que dizer da Seleção do Brasil que marcou 9 gols em 5 jogos(média de 1,8) ? E da Alemanha que marcou 16 gols, com média de 2,28 por jogo e ficou em terceiro lugar na Copa ? O Chile também recebeu muítos elogios por "jogar um futebol ofensivo, prá frente". Os chilenos maracaram apenas 3 gols em 4 jogos e foram derrotados 2 vezes.Belo futebol ofensivo.

A Holanda, com o seu jeito de jogar, perdeu uma invencibilidade que havia atingido os 25 jogos e chegou pela terceira vez a uma final de Copa do Mundo, sem êxito. Foi derrotada em todas nos anos de 74, 78 e agora em 2010, o que não elimina a jornada de tantas vitórias holandesas no futebol internacional e o trabalho dos seus dirigentes, dos jogadores e do técnico Bert Van Marwijk. Tudo merece uma atenção bem especial. E não venham dizer que foram os beijos entre jogadores e esposas na África do Sul os responsáveis pela bonita campanha.

O futebol exibido pela Espanha merece uma atenção ainda maior. Quais foram mesmo os fatores determinantes para a conquista do título mundial por uma Seleção que marcou apenas 8 gols em 7 jogos e venceu 4 pelo mesmo placar de 1 x 0. A Seleção do Brasil ganha um jogo de 3 x 1, 3 x 0 e mesmo assim é vítima dos "profetas da bola", muíto mais interessados na escalação dos jogadores de sua preferência do que no sucesso do futebol brasileiro.


2 comentários: