segunda-feira, 20 de setembro de 2010

EM OLINDA-PE , CAMINHADA E PANFLETAGEM COM O BISPO OSSESIO E O PASTOR VILALBA

Na Sexta-Feira , 17/09/10 Aconteceu a caminhada e Panfletagem na cidade de Olinda-PE da campanha do candidatos a Deputado Estadual Bispo Ossesio Silva 10123 e do candidato a Deputado Federal Vilalba de Jesus 1033 , junto com o Vereador do Recife Alfredo Santana e com várias lideranças , no Bairro de Peixinhos em Olinda-PE , com os respectivos coordenadores da Campanha Política e seus Colaboradores.

Olinda é um município brasileiro do estado de Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife, com 394 850 habitantes (IBGE/2008), sendo uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada P
atrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1982.

Localizada no estado de Pernambuco, é uma das mais antigas cidades brasileiras, tendo sido fundada (ainda como um povoado) em 1535 por Duarte Coelho.

O donatário fez tudo pelo desenvolvimento da terra. Fundou o primeiro engenho de açúcar, desenvolveu a agricultura, estabeleceu um livro de Tombo e em 1537 foi elevada a vila no dia 12 de março.

Duarte Coelho ordenou a construção de um edíficio destinado ao funcionamento da Câmara do Senado de Olinda, prédio este doado, em 1676, ao primeiro bispo de Olinda, Dom Estevam Brioso de Oliveira, que o converteu em um palácio episcopal, tudo que ainda hoje conserva.

Olinda era sede da capitania de Pernambuco, mas foi incendiada pelos holandeses devido à sua localização. Segundo a concepção holandesa de fortificação, Olinda detinha um perfil de difícil defesa. Diante disso, a sede foi transferida para o Recife.


Em 1630, Olinda foi tomada pelos holandeses que a incendiaram no ano seguinte; em 1654, os portugueses retomaram o poder e expulsaram os holandeses. Olinda volta a ser capital de Pernambuco, muito embora os governadores residissem no Recife.

Por volta de 1800, com a fundação do Seminário Diocesano e, em 1828, do Curso Jurídico, transformou-se num burgo de estudantes. Deixou de ser a Capital da Província em 1837, perdendo o título de capital para o Recife.


Sob certos aspectos Olinda rivalizava com a metrópole portuguesa. Seus velhos sobrados tinham dobradiças de bronze, enquanto as igrejas, principalmente a Sé, ostentavam em suas portas principais dobradiças de prata e chaves fundidas em ouro.


Foi no Senado da Câmara de Olinda que, a 10 de novembro de 1710, o sargento mor Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em prol da independência nacional.


Os primeiros cursos jurídicos do Brasil, criados pelo Decreto Imperial de 11 de agosto de 1827, foram inaugurados solenemente no mosteiro de São Bento, a 15 de maio de 1828.

Antes de sua transferência para o Recife, os Cursos Jurídicos funcionaram no prédio em que atualmente se encontra a prefeitura.


6 comentários:

THIAGO disse...

ARREBENTOU , A PANFLETAGEM E O PORTA PORTA EM PEIXINHOS

lima disse...

gostei das fotos . o bp ossesio e o pr vilalba rumoi a vitória

oliveira disse...

é 1033 e 10123 rumo a vitória

juliana disse...

eles vão fazer a diferença na assembleia e na câmara

honorato disse...

são os homens de Deus que vão fazer a diferença

PATRÍCIA disse...

são os escolhidos de Deus para lutarem pelo povo de Deus na Política