Palestras, distribuição de informativos, caminhadas e encontros com especialistas marcarão as ações do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM), lembrado no próximo dia 30 de agosto.
A data contará com participação de associações e entidades, em várias cidades do País, que esclarecerão sobre a doença – diagnóstico, direitos dos pacientes e consequências.
Todas as atividades chamam a atenção da população para os sintomas que podem caracterizar a doença, como dormência, perda de visão, visão dupla, falta de equilíbrio e fraqueza.
“O Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla é uma grande oportunidade de colocar em evidência informações sobre uma patologia que, embora atinja cerca de 30 mil pessoas no Brasil, ainda é pouco conhecida”, explica o presidente da Febrapem, Wilson Gomiero.
Ele acrescenta que o diagnóstico precoce é a melhor alternativa para que o paciente tenha qualidade de vida e contenha a progressão da doença. Se o paciente descobre logo que tem a enfermidade e se submete a uma terapêutica adequada, é possível reduzir a evolução da doença em mais de 30%. E o tratamento correto, na fase inicial do problema, diminui o risco de lesões no cérebro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário