No mapa brasileiro, Pernambuco se destaca por um grave problema social: os altos índices de abuso sexual infantil registrados em seus municípios. E é por essa razão que o Estado foi escolhido pelo Governo Federal para abrir a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Menores, em homenagem à data celebrada, há nove anos, no dia 18 de maio.
Nesta segunda-feira, diversos órgãos e instituições se manifestam para combater o crime que, apenas nos cinco primeiros meses deste ano, já foi denunciado 464 vezes em Pernambuco, segundo dados do Disque Denúncia.
A praça do Derby, Zona Central do Recife, será palco de uma panfletagem promovida pela Gerência de Polícia da Criança e Adolescente (GPCA). Serão entregues materiais informativos contendo orientações sobre como e onde denunciar um ato criminoso, enquanto policiais da Gerência esclarecerão dúvidas da população.A partir das 15h, será realizada a Caminhada pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes. A concentração será no Parque 13 de maio, Centro da cidade, com chegada no Pátio de São Pedro. Diversas entidades governamentais e da sociedade civil participarão da mobilização. O ato visa divulgar a campanha Negociar sexo com crianças e adolescentes é crime. Denuncie, além de reforçar a importância do Disque 100 para denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes.
COMO DENUNCIAR – Os casos de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes podem ser denunciados através do Disque 100, delegacias, conselho tutelar, Gerência de Proteção à Criança e a Adolescente (GPCA); Conselho Estadual de Apoio à Criança e do Adolescente (Cedca); Ministério Público, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas); Rede de Saúde, escolas e ONGs.
Fonte: JC Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário