quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ídolos do esporte pernambucano abraçam campanha de doação de sangue

Rubro-negros, tricolores, alvirrubros e desportistas em geral estão convocados pelos seus principais ídolos para ‘entrarem em campo’ e participarem da campanha Dê Sangue pela Vida, que foi lançada nesta segunda-feira, pela Fundação Hemope e o Sindicato dos Clubes de Pernambuco. Para reforçar o elenco desta campanha, nada melhor do que o atacante Ciro, do Sport, o goleiro Gustavo, do Santa Cruz, e o centroavante Kuki, do Náutico. Os três atenderam um pedido especial do Hemope e são os principais garotos propagandas da campanha, que tem como objetivo estimular a doação de sangue entre os torcedores dos clubes do Recife.
Além dos três jogadores, ícones do esporte amador também vão participar da campanha.
A nadadora Etiene Medeiros, do Clube Português do Recife, a pentaatleta Yanne Marques, do Caxangá Golf Club, e o nadador Luiz Silva, da AABB, serão responsáveis por divulgar a campanha nos seus respectivos locais de treino.

“Para mim é uma grande honra participar de uma campanha como essa. Quero cada vez mais ajudar as pessoas. Precisamos trabalhar cada vez mais pela”, declarou o atacante Kuki.

Cada clube participante da campanha receberá uma equipe completa do Hemope para realizar as coletas de sangue em dias pré-determinados (ver calendário abaixo).

O goleiro Gustavo prometeu estar presente no dia marcado para o Santa Cruz. “Vou conversar com todos os jogadores para que todos possam estar presentes no momento da doação. Acho que uma ação como essa não pode passar em branco. Quero chamar todos os torcedores do Santa Cruz para batermos o recorde de doações”, convocou.

A nadadora Etiene Medeiros, um dos principais expoentes da natação brasileira ainda não pode doar sangue, pois tem apenas 17 anos. Mesmo assim ela prometeu chamar todos do Clube Português, onde treina. “Vou chamar os companheiros da natação e de outros esportes. Vamos organizar um mutirão para que possamos encher o Português durante o dia 25, quando os funcionários do Hemope estarão presentes”, declarou.Entusiasmada com o início da campanha, a diretora de articulação do Hemope, Maria de Fátima Bendeira, espera um grande número de doações. “Hoje precisamos de pelo menos 450 doações por dia. Estamos tendo entre 300 e 350. Queremos contar com 250 doações por dia nos grandes clubes de futebol e 150 nos clubes de menor porte. Espero que os torcedores possam nos ajudar em mais esta campanha para salvar vidas”.Nenhum dos atletas que cederam suas imagens para a campanha cobraram cachê. O atacante Ciro foi o único que não se fez presente no momento do lançamento, nesta segunda-feira. Todos eles vão sair em anúncios de TV, rádio, jornal, cartazes e faixas.
Mais informações pelo telefone 0800 81 15 35 ou pelo site http://www.hemope.pe.gov.br/.

Confira o calendário :
- Clube Náutico - quarta (20) e quinta-feira (21)
- Sport - sexta (22) e sábado (23)
- Clube Português - segunda (25)
- Santa Cruz - terça (26) e quarta (27)
- Caxangá Golf Club - quinta-feira (28)
- AABB - eexta (29) e sábado (30)

Quem pode doar sangue
- Ter entre 18 e 65 anos;- Ter mais de 50 quilos;
- Gozar de boa saúde;
- Ter dormido nomalmente nas últimas 24h;
- Estar alimentado;
- Ter doado sangue pela última vez há mais de três meses (homens) ou quatro meses (mulheres).

Quem não pode doar sangue
- Grávida ou amamentando;
- Usando medicação controlada ou em tratamento médico;
- Houver risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
- For portador de doença de chagas.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: