quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ganhadora do Soletrando passa a lição da vitória

Aluna do Colégio Militar do Recife, que conquistou 1º lugar no programa de Luciano Huck, diz ser preciso estudar muito e correr atrás dos sonhosComemoração na escola e encontro com o governador do Estado, Eduardo Campos, marcaram a volta da pernambucana Larissa Oliveira, 15 anos, vencedora da competição Soletrando, ontem. A adolescente, que cursa a 8ª série no Colégio Militar do Recife, no bairro do Engenho do Meio, Zona Oeste da cidade, foi recebida com festa por colegas e professores.

Larissa, natural da cidade de São José do Egito, no Sertão do Estado, entrou no Colégio Militar na 5ª série, após passar em concurso de seleção. Na primeira tentativa, foi reprovada. “Mas ela não desistiu e continuou estudando, na segunda tentativa, ela conseguiu entrar”, contou a mãe, Alana Oliveira. A adolescente, que se inscreveu no programa de televisão incentivada pelos pais, disse que não imaginava que ficaria com o primeiro lugar.

“Larissa se torna uma referência para a sua geração, para a juventude, para aqueles que querem voltar a estudar. Ela mostrou que temos capacidade na nossa juventude para melhorar a educação”, afirmou o governador durante o encontro com a garota, os pais dela e o comandante do Colégio Militar, o coronel Iran Jaborandir Rodrigues.
Perguntada sobre o que é preciso para vencer uma competição desse tipo, a resposta de Larissa veio de pronto e sem rodeios: “É preciso estudar bastante, se dedicar, se esforçar e correr atrás dos próprios sonhos”. A receita inclui quatro horas e meia diárias de estudo.

Para ela, a etapa mais difícil foi a final, realizada no último sábado. Mas nem isso tirou a tranquilidade da adolescente, que demonstrou calma durante a prova. A maior parte do prêmio de R$ 100 mil que ela ganhou já tem destino certo. “Vai ficar guardado”, afirmou a garota. Desse valor, Larissa doou R$ 10 mil para o segundo e terceiro colocados da competição.
O que vai mudar a partir de agora para Larissa? Se depender dela, nada. “Quero continuar minha vida como sempre”, disse. Ela não deixou de ir às aulas ontem, nem faltará hoje, de acordo com a mãe.
A pernambucana foi a primeira garota e também a primeira nordestina a vencer a competição. Nos próximos dias, ela deve viajar para participar de outros programas de televisão. “Vamos organizar as datas para que não atrapalhem as aulas”, disse a mãe. Apesar da mudança de rotina, agora repleta de entrevistas, Alana garante que Larissa mantém a tranquilidade. “Ela é calma, às vezes cansa, mas desde o começo ela sabia que se ganhasse a agenda cheia faria parte”, disse a mãe.
fonte: jc foto: pe 360

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Lição de combate ao fumo




Publicado em 18.06.2009


Em um ano, o Recife reduziu em 34,6% índice de adultos fumantes. Hoje 10,4% dos maiores de 18 anos fumam, menos que a média nacional de 15,2%As 122 crianças da Creche Professor Francisco do Amaral Lopes, em Santo Amaro, área central do Recife, não sabem o que é fumaça de cigarro entre as sete e oito horas em que permanecem no local. É que na capital brasileira onde o número de fumantes caiu mais de 2007 a 2008, a proteção e a educação para os hábitos saudáveis começam na primeira infância. Pesquisa recente do Ministério da Saúde mostra que o percentual de adultos (com 18 anos ou mais) fumantes na cidade é de 10,4%, menor que a média nacional de 15,2%. Em 2007, os fumantes recifenses representavam 15,9%, o que significa uma queda de 34,6% em apenas um ano, a maior do período.
Toda a rede municipal da educação infantil, composta pelas creches, é ambiente livre do fumo. Assim também são as 220 unidades de saúde pública. O conjunto de prédios, incluindo os privados, nesta condição é outro recorde: 7.839. São mais de um milhão de pessoas protegidas das substâncias tóxicas do cigarro nesses locais, calcula a Secretaria Municipal de Saúde, além dos 156 mil profissionais que lá trabalham.
Para o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto, parceria com a sociedade para tornar ambientes livres do fumo, oferta na rede de saúde de tratamento contra a dependência do cigarro, divulgação de hábitos saudáveis e sobretudo acesso à informação sobre tabagismo e suas formas de prevenção são responsáveis pela mudança. “É uma política de saúde transversal, construída coletivamente e que dialoga com outras áreas”, observa Couto. Ele diz que se trata de prioridade acertada da gestão petista na capital, iniciada em 2001 e que terá continuação nos próximos quatro anos. Para Couto, o investimento renderá muito ao SUS, pela redução de adoecimento. “O fumo tem ligação direta com doenças cardiovasculares, respiratórias e com o câncer.”
A proibição ao cigarro em lugares fechados é lei no Brasil desde a década de 1990. Há também uma cobrança dos que cuidam de direitos trabalhistas, quanto à proteção da saúde do trabalhador. O Recife associou as restrições ao fumo – que chegaram no ano passado a bares e restaurantes – à ação de parceria, convencendo primeiro empresas e instituições a abolirem o cigarro de suas salas. Segundo a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Maristela Menezes, a estratégia ajudou muita gente a abandonar o cigarro.
Foi o caso da servidora da Creche Francisco do Amaral, Juracéia Alcântara Lima, 48 anos. “Era fumante há dez anos e quando implantaram o programa na creche me conscientizei que era melhor parar. Foi bom para mim e para as crianças. Em casa, os cinco filhos que moram comigo adoraram. Eles reclamavam do mau cheiro do cigarro”, conta. Foi difícil largar o vício, pois Juracéia ficava ansiosa. Mas com o apoio dos colegas de trabalho superou. “Hoje estou bem e não tenho mais cansaço. Sinto-me disposta”, atesta.
A diretora da creche, Maria Clara Farias, conta que a ação incluiu os pais. “Eles também participavam das palestras e muitos depois contaram que deixaram de fumar.” Clara se sente vitoriosa em não mais ver a criançada pegando na grama do jardim pontas de cigarro como brinquedo. Nos cômodos do estabelecimento, ela mantém os avisos de “É proibido fumar”. E o assunto está o ano todo nas atividades pedagógicas.
PESQUISA
Em 1989, o índice de fumantes na capital era de 28%, conforme a Pesquisa Nacional Saúde e Nutrição. Em 2003, a taxa foi de 18%, apurou o Inquérito Domiciliar Sobre Fatores de Risco para Doenças Crônicas. Já em 2006, o novo instrumento de avaliação, a Vigilância de Fatores de Risco por Inquérito Telefônico (Vigitel), apontou índice em torno dos 15%. No ano passado chegou a 10,4%, a maior queda. Recife ocupa agora o quarto lugar entre as dez cidades que têm menor proporção de fumantes.
No momento, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, 180 pessoas fazem tratamento contra tabagismo em serviços municipais. Cerca de 40% usam remédio como complementação e 30% conseguem manter a abstinência depois de um ano sem fumar.


fonte: JC

sábado, 13 de junho de 2009

PRB-PE realiza 1º Encontro Estadual de Prefeitos e Vereadores


Na última quinta-feira (11) , o Partido Republicano Brasileiro em Pernambuco (PRB-PE), realizou o 1º e Encontro Estadual de Prefeitos , Vice-prefeitos e Vereadores no município de Pesqueira, agreste pernambucano. O evento marca a 2º Conferência Regional do PRB no estado, abordando o tema “A importância do partido na sociedade,” o encontro reuniu autoridades locais e representantes do PRB-PE, para discutir o crescimento do partido no estado e sua atuação nas eleições de 2010. Eleita em 2008, a prefeita da cidade de Pesqueira, Cleide Oliveira (PRB), falou com orgulho sobre a conquista “Sou a primeira mulher eleita pelo PRB em Pernambuco, não foi fácil chegar até aqui, temos três vereadores representado o PRB na Câmara Municipal de Pesqueira, somos vitoriosos” ressaltou .

Durante o evento, o Deputado Federal Marco Antônio (PRB), Presidente Regional do PRB-PE, destacou o trabalho do partido no estado “A mídia muitas vezes julga o PRB como um partido “nanico” pelo contrário, o PRB é um partido novo, partido “nanico” é aquele que tem idade e não tem crescimento” disse. O vereador do Recife, Alfredo Santana (PRB) também ressaltou o crescimento do partido e o reconhecimento da sociedade “O crescimento do PRB é notável em todas as partes do Brasil afora e nestas últimas eleições demonstrou através dos seus representantes, o reconhecimento não só das lideranças políticas do país, mas principalmente, o reconhecimento do povo” afirmou o vereador.

Na oportunidade, o deputado apresentou Ossesio Silva, representante da Igreja Universal do Reino de Deus, como pré-candidato a vaga de deputado estadual em 2010 “É com muito prazer que me filio ao PRB, tenho certeza que esse partido nasceu para dar ao Brasil um novo rumo” disse. Ossesio que pertencia ao Democratas e se filou ao PRB durante o evento, afirmou que existe um engano quando as pessoas associam o partido a igreja Universal “ o PRB não pertence a Igreja Universal como muitas vezes a imprensa tem divulgado, o PRB pertence ao povo”. Também estavam presentes no encontro, André Santos (PRB) de Abreu e Lima, Zacarias Vilharba (PRB) de Jaboatão, Clayton Lira (PRB), Presidente Municipal do PRB em Pesqueira e o Vice- prefeito de Pesqueira Vanbrugh Sá (PV).

O Partido Republicano Brasileiro está representado em 117 municípios no estado de Pernambuco, fundado em 2005, o PRB-PE conseguiu eleger nas eleições de 2008 dois prefeitos e 23 vereadores “ Nosso projeto é ter um partido participativo em todo estado de Pernambuco, estamos trabalhando para que até o mês de setembro possamos estar em 184 municípios” afirmou Fábio Bernadino, secretário Geral do PRB-PE.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

PCR FAZ ALERTA PARA A NECESSIDADE DA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

O dia 12 de junho é marcado em todo no Brasil e no mundo como o Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Por isso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social promove, na manhã desta sexta-feira (12), a partir das 09h, uma caminhada com panfletagem pela orla do bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
A concentração será no Terceiro Jardim.A ação tem o propósito de sensibilizar banhistas e comerciantes da Orla sobre o Enfrentamento do Trabalho Infantil. As ações serão realizadas nos locais de maior incidência de casos de crianças trabalhando. No encerramento, haverá apresentação artística e cultural do Núcleo da RPA 06 e Turma do Flau, no Primeiro Jardim. O principal objetivo da campanha, que teve início nesta terça-feira (09), é chamar a atenção para o importante papel que toda a população tem no desafio de erradicar a exploração do trabalho infantil.
As abordagens a pedestres e motoristas foram feitas em mercados públicos nos bairros de Casa Amarela, Encruzilhada, Afogados e no Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (CEASA).
Corrida – A programação do Dia Nacional e Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil continua neste domingo (14). A partir das 08h, 50 crianças assistidas pelo PETI participam da Corrida das Pontes. E na segunda-feira (15), no Teatro Barreto Júnior, Pina, às 14h, acontecerá uma Mesa com a Assinatura dos novos Convênios com entidades que participam do Programa de Enfrentamento do Trabalho Infantil (PETI). Em seguida, haverá apresentações dos Núcleos das RPAs com as crianças do Programa e a apresentação da peça “Árvore de Julia”O PETI atende cerca de 3.990 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na cidade do Recife e está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias.

Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/
18:03 Quinta-feira, 11 de Junho de 2009

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Alfredo Santana promove Mutirão de Ação Social no Ibura



O bairro do Ibura, na zona sul do Recife, contou com a participação de profissionais e voluntários no Mutirão de Ação Social promovido pelo gabinete itinerante do vereador Alfredo Santana. A população pode contar com serviços de orientação jurídica, corte de cabelo e atendimento médico e odontológico. A criançada recebeu uma atenção toda especial, foi montado um escovódromo com distribuição de kits de higiene bucal. Além disso, as mães tiveram a oportunidade de aprender com o Dr. Paulo Guilherme, odontólogo, dicas de como cuidar bem dos dentes de seus filhos.
A população aprovou a iniciativa, a dona de casa, Nasita Silva, 40 anos, saiu muito satisfeita do evento, “É ótimo um serviço como esse! Principalmente o atendimento médico gratuito, normalmente eu não teria nem tempo nem dinheiro para levar meus netos ao dentista”. A satisfação foi ainda maior nos voluntários. A cabeleireira Maria José, 29 anos, estava muito feliz em participar “Muita gente não tem condições de pagar corte de cabelo para os filhos, por exemplo, e assim pode vir todo mundo e o melhor, não paga nada,” completou animada.

No atendimento jurídico, a advogada Jacira Freitas, reforçou a importância de ações como essas, que atendam a população de baixa renda. “Na maioria dos casos a população não tem acesso a justiça, sem contar que é demorado e muitas vezes custam caro esse tipo de atendimento. Aqui nós oferecemos o mesmo serviço a custo zero.” concluiu. O vereador Alfredo explica que as comunidades menos favorecidas precisam de uma atenção maior “ As comunidades precisam apenas de atenção, informação e orientação e nos estamos fazendo a nossa parte para ajudar as comunidades no que for possível, o Mutirão de Ação Social tem como objetivo visitar as comunidade dos bairros mais carentes da cidade do Recife através do gabinete itinerante, onde as pessoas podem ter acesso a assessoria jurídica e médica, um serviço totalmente gratuito” disse o vereador.

sábado, 6 de junho de 2009

Dia do Meio Ambiente é marcado por plenária no centro do Recife

Criar uma consciência política, cidadã e, principalmente, ambiental nos moradores do Recife. Esse foi o objetivo de uma plenária realizada na manhã de hoje, na Ponte da Boa Vista (Ponte de Ferro), por estudantes da Escola Estadual Silva Jardim e o Colégio Neo Planos. Além da moçada, vários vereadores da cidade, entre eles Priscila Krause, Jairo Britto e Daniel Coelho também estiveram presentes no evento, denominado Movimento Todos em Defesa do Rio. Aproveitando o dia do Meio Ambiente, cada um defendeu projetos próprios relacionados à proteção ambiental e recebeu certificados por participar da plenária.Além da apresentação das propostas, os estudantes recolheram cerca de 700 assinaturas em uma “Carta Convite” que foi entregue aos vereadores pedindo que a Câmara do Recife adote o movimento. “Precisamos juntar forças em prol da ecologia. Cada um pode fazer a sua parte e todos juntos podem transformar realidades. Se a Câmara assumir a liderança do movimento, poderemos agregar outros parceiros e fortalecer a causa”, explicou o diretor do Colégio Neo Planos, Walewsky Adriano Lima. Priscila Krause afirmou que a ideia já tem o seu voto. “Estamos formando uma nova geração e precisamos de”ecocidadãos” para reverter a destruição causada pelos seres humanos até agora. Na minha fase de escola não tínhamos um verdadeira educação ambiental”, comentou.Mais de 150 alunos de idades entre 10 e 17 anos participaram da ação. Nahima Brunelly, 15 anos, estudante do primeiro ano do Neo Planos, aprovou a iniciativa. “Estamos fazendo um investimento, trabalhando por nosso futuro”, afirmou. Entre os projetos apresentados, a jovem preferiu a ideia do Carbon Free. “A proposta é justa, pois recomenda que as empresas que lançam carbono na atmosfera plantem uma quantidade de árvores proporcional a essa poluição. Se não dá para proibir a emissão de gases poluentes, vamos equilibrar esse processo”, ressaltou.Socorro Cantanhede, mentora do projeto Recabibaribe, também aderiu ao movimento. “Essa é uma luta de cada um e de todos e não pode ficar restrita ao dia do Meio Ambiente. A consciência ambiental deve ser estimulada todos os dias”, comentou. Ela adiantou ainda que, em Agosto, o Recapibaribe fará uma limpeza no rio. “Iremos chamar 100 pescadores, cada um levando sacos de 200 quilos e pretendemos retirar mais de três toneladas de sujeito que estão depositadas, indevidamente, no Capibaribe”, completou. Se você quiser participar pode procurar a sede do Projeto que fica na Rua Tapacurá, número 101, Casa Forte. Ou, através do número 32682643.
fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br

terça-feira, 2 de junho de 2009

Internet: seu filho pode estar em perigo. Veja o que você pode fazer.



Através de matéria de três páginas o jornal O Estado de São Paulo de 10/09, a Ong SaferNet, que se dedica a combater os crimes na Internet, divulgou informações importantes sobre os riscos da Internet para as crianças.
O Observatório da Infância já tem dedicado vários artigos ao tema. O conteúdo da reportagem em questão merece ser divulgado para alertar pais e educadores. Em síntese, descamos os seguinte tópicos:
Crianças e adolescentes passam tempo demais na Internet.
Crianças e adolescentes têm encontro real com desconhecidos da Internet.
Quase a metade das crianças e adolescentes entrevistados tem entre 10 e 15 anos.
A maioria já viu conteúdo impróprio na Internet.
Muitos divulgam dados pessoais.
Programas de bloqueio (filtro) não são infalíveis. Além disso a criança e o adolescente usam o computador do amigo, lanhouse ou da escola.
O que os pais devem fazer:
Limitar o tempo de uso do computador.
Procurar colocar o computador em área comum na casa.
Buscar outros interesses para seus filhos.
Interferir nas comunicações com criminosos através da Internet e até fazer ameaças ao pedófilo, por exemplo.
Denunciar.
Conversar, conversar, conversar...

fonte: http://www.observatoriodainfancia.com.br/article.php3?id_article=629