quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Câmara reúne especialistas em seminário de resíduos sólidos


A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal do Recife, no intuito de contribuir com a busca de soluções para a problemática do lixo na Região Metropolitana do Recife, realizará na próxima segunda-feira, 10 de agosto, o Seminário "Coleta, Tratamento e Destinação dos Resíduos Sólidos: Fatores do desenvolvimento metropolitano”.
O evento contará com a presença de gestores públicos e especialistas no tema. Pela manhã, farão parte da Mesa “O desafio da coleta e da destinação dos resíduos sólidos”, o pesquisador da UFPE, José Mariano de Sá Aragão; o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Mauro Buarque; e o diretor de Limpeza Urbana da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Rodolfo Aureliano. À tarde, a Mesa “O Consórcio Público Metropolitano e as alternativas tecnológicas de tratamento do lixo” terá como palestrantes o Secretário Estadual das Cidades, Humberto Costa; o Coordenador do Centro de Tecnologias Estratégicas do NE/CETENE, Fernando Jucá; e o consultor e pesquisador Roberto Gusmão.
Na sessão da Câmara desta terça-feira, 4 de agosto, o presidente da Comissão, Luciano Siqueira (PC do B), convidou os demais vereadores para o seminário e ressaltou a importância da iniciativa. “A nossa expectativa é que este seja um debate abrangente, tecnicamente consistente e politicamente justo, que compreenda a complexidade que envolve a geração, coleta, transporte e tratamento dos resíduos sólidos urbanos e auxilie na definição de uma Política Metropolitana, sem a qual não é possível resolver adequadamente o problema do lixo em cada cidade”. Segundo o vereador, ao final do seminário, será elaborado um documento com as propostas de uma política para os resíduos sólidos. Os trabalhos ocorrerão no Plenarinho da Câmara, durante todo o dia, a partir das 8h30.

Nenhum comentário: