quinta-feira, 23 de julho de 2009

Vera Lopes toma posse e forma bancada feminina histórica


Na tarde desta quarta-feira (22), a Câmara viveu um momento histórico. Com a chegada da nova vereadora Vera Lopes (PPS), o Recife forma a maior bancada feminina de todos os tempos no Legislativo Municipal. A vereadora chega à sua primeira legislatura depois de uma batalha judicial de mais de seis meses. Por determinação legal do Supremo Tribunal Federal, ela vai ocupar o lugar do ex-vereador Josemi Simões (PHS), que perde o mandato em cumprimento a despacho do Tribunal Superior Eleitoral que considerou irregulares as candidaturas de Ronaldinho (PTC) e Josias do Amaral (PHS). Com a sentença, os mais de cinco mil votos obtidos pelos dois foram anulados.

A posse da nova vereadora aconteceu na Sala da Presidência da Câmara, em virtude do recesso parlamentar. O presidente da Casa, vereador Múcio Magalhães (PT) explicou que a posse não poderia se dar no plenário por determinação regimental, mas abriu exceção para que os amigos e eleitores de Vera ocupassem as galerias após a cerimônia de posse sem caráter solene. “Trata-se de um ato político de boas vindas à vereadora. Sabemos da batalha dela para chegar até aqui e sua posse é amparada pela justiça eleitoral e em sua determinação”.
Múcio fez questão de ressaltar que a Câmara do Recife terá agora a maior bancada feminina de toda sua história. “Nossa Casa é uma das mais antigas do país e, no próximo ano, completa seu tricentenário. Estamos trabalhando muito e fechamos o semestre com saldo positivo de realizações no sentido de chegarmos cada vez mais perto do povo. Vera Lopes se agrega a esse esforço de acúmulo de trabalho e é sempre um prazer receber uma colega que se coloca à disposição da sociedade”.
Vera Lopes falou pela primeira da tribuna do plenário para agradecer aos amigos que também são seus eleitores. “Com honra e alegria, ocupo a tribuna como vereadora. Minha motivação maior é lutar pela saúde pública e mudar as condições de atendimento. Trabalho no Posto de Saúde da Família, em Brasília Teimosa e vivencio a dificuldade da população que busca atendimento de qualidade, por isso sempre defendi um tratamento digno e humanizado para a população carente”.
Ela se colocou à disposição para garantir os direitos dos recifenses. “Apresento-me nesta Casa para unir-me a todos que a compõem. Precisamos, urgentemente, adotar políticas públicas no sentido de reduzir os índices de miséria do nosso povo e, com isso, alcançar melhorias na saúde da população”.
Vera também assegurou que tratará com bom senso as propostas do governo. “Meu partido não figura no bloco governista, mas agirei com responsabilidade e clareza para distinguir entre aquilo que é bom para o povo e o que não é. É com esse espírito que chego à Casa”.
O vereador Romildo Gomes (DEM) realçou que a lei é mais forte, mas lamentou a saída de Josemi Simões. “Temos que cumprir a Constituição e Vera vai engrandecer a legislatura com seu trabalho. Ela vem aumentar a bancada feminina e de oposição na Casa”. Já o vereador Alfredo Santana (PRB) lamentou a saída de Josemi, ponderando que a lei determinou a posse de Vera Lopes. Aproveitou para ressaltar que a vereadora é muito bem vinda e que fará um bom trabalho.
Marcos de Bria ((PTC) ressaltou as qualidades da nova vereadora por sua determinação. “Já disputamos outras batalhas e estamos juntos agora na Câmara. Tenho certeza de que ela vai fazer um excelente trabalho pela saúde pública”. Também estavam presentes Estéfano Menudo ((PHS), Alexandre Lacerda (PTC) e o assessor especial da presidência
fonte:http://www.camara.recife.pe.gov.br

Nenhum comentário: