A Holanda é a favorita no primeiro duelo das semifinais da Copa do Mundo, na terça-feira, contra o Uruguai, dizimado, mas com a moral nas nuvens. A partida será disputada no estádio Green Point às 15h30 de Brasília e representará o confronto entre a tradicional Celeste e uma das principais seleções emergentes.
Os orgulhosos uruguaios são a última equipe sul-americana viva neste Mundial, dispostos a mostrar toda a sua típica garra com um ousado desenho tático, que tentará dissimular ausências de peso como a do artilheiro Luis Suárez, suspenso, e a do zagueiro Diego Lugano, contundido.
A Laranja holandesa voltou a ficar entre os quatro melhores do mundo depois de ter sido considerada uma das seleções favoritas em alguns mundiais, frustrando seus torcedores no decorrer das competições. Mas, depois de derrubar o Brasil nas quartas de final (2-1), os holandeses são francos favoritos contra os uruguaios e parecem ter recuperado a imagem das Copas da Alemanha-1974 e da Argentina-1978.
A 'Laranja Mecânica' dos anos 70, nascida das ideias de Rinus Michels e do talento de Johann Cruyff, encantou o mundo, mas não foi campeã, perdendo para a Alemanha por 2-1 e, depois, para a Argentina por 3-1.
Na África do Sul, a equipe holandesa recuperou pelo menos o estilo de jogo equilibrado e ofensivo que a caracterizou na era moderna.
Já o Uruguai conquistou duas vezes a Copa do Mundo, a primeira em seu país, em 1930, ao derrotar na final a Argentina por 4-2, e a segunda ao derrotar o Brasil em casa por 2-1, em 1950.
O treinador uruguaio Oscar Tabárez assegurou que a seleção da Holanda "será dificílima. Não perde uma partida desde setembro de 2008. É uma versão um pouco diferente do que é tradicional na Holanda, é uma equipe muito equilibrada. Será difícil, mas não impossível".
"Defensivamente não concedem nada, se agrupam muito bem, é um aspecto ao qual outras seleções holandesas não deram tanta importância", disse o artífice da melhor campanha celeste em 20 anos.
O técnico holandês Bert van Marwijk elogiou os uruguaios ao afirmar: "Combateram e sobreviveram. Como nós, merecem seu lugar nas semifinais e não devem de forma alguma ser subestimados".
Van Marwijk exortou seus comandados a "não repetir os erros do passado recente" e a "evitar qualquer forma de euforia", em um apelo à humildade.
A partida será também um duelo entre duas das maiores figuras do Mundial: Diego Forlán e Wesley Sneijder.
Forlán marcou o gol uruguaio no empate pelas quartas de final contra Gana (1-1 no tempo regulamentar e 4-2 nos pênaltis), com uma bela cobrança de falta. Durante esta Copa tem sido um exemplo de coragem e qualidade técnica para seus companheiros.
Sneijder, que chegou a quatro gols na competição, foi o autor dos dois gols que mandaram os brasileiros para casa, o primeiro com um cruzamento que bateu na cabeça de Felipe Melo e o segundo com uma cabeçada cara a cara com o goleiro Julio Cesar.
"Podemos ser campeões", declarou Sneijder
Com um pouco mais de cautela, o volante Diego Pérez disse que o confronto "é uma boa oportunidade para deixar a América bem representada".
"O futebol é assim, desta vez passamos e vamos tentar deixar a América bem colocada", afirmou o meio-campo.
Estas são as prováveis escalações da partida que começará às 15h30 de Brasília.
Prováveis escalações:
Uruguai: Fernando Muslera - Maximiliano Pereira, Mauricio Victorino, Diego Godín, Martín Cáceres - Diego Pérez, Egidio Arévalo Ríos, Walter Gargano e Álvaro Pereira - Diego Forlán e Edinson Cavani. T. Oscar Tabárez.
Holanda: Maarten Stekelenburg - Gregory van der Wiel, John Heitinga, Andre Ooijer, Giovanni van Bronckhorst (cap) - Mark van Bommel, Nigel de Jong - Arjen Robben, Wesley Sneijder, Dirk Kuyt - Robin van Persie. T: Bert van Marwijk.
NOTÍCIAS EM DESTAQUE
Maradona, mais uma vez, alvo de amor e ódio
Fifa e France Football unificarão premiação anual
Brasil x Holanda causa nova "baleiada" do Twitter
Corinthians confirma a contratação do goleiro Bobadilla
Derrota do Brasil faz Twitter sair do ar
Lula ressalta que Ideb cresceu acima do esperado pelo governo
Termina nesta segunda-feira prazo para registro de candidaturas
Datafolha: Com 78% de aprovação, popularidade do governo Lula bate novo recorde
Aeronáutica reabre inscrições para 164 vagas de oficiais
Eliminação do Brasil da Copa provoca encalhe de R$ 85 milhões em produtos
Parreira descarta comandar a seleção Brasileira
Santa Cruz ainda não perdeu no Nordestão, mas vitórias são escassas
Geílson marca três e Náutico goleia Fortaleza por 4x1
Pedro Júnior marca cinco gols para o Sport em jogo-treino
5 comentários:
A HOLANDA É FAVORITA , MAIS O URUGUAI PODE VENCER
se não der holanda e alamanha a final é zebra na certa
as semifinais vão ser muito disputadas
a derrota pra holanda ainda doi nos brasileiros
essa dor já passou pós a argentina perder de 4 a 0 é demais
Postar um comentário