segunda-feira, 13 de junho de 2011

A cada minuto, uma criança no mundo sofre problemas por trabalho perigoso

Crianças em trabalhos perigosos: o que sabemos, o que devemos fazer”, relatório lançado (10/06) pela Organização Internacional do trabalho (OIT) alerta que, em todo o mundo, uma criança por minuto sofre acidente, adoece ou desenvolve problemas psicológicos como conseqüência do trabalho. A estimativa é de que 215 milhões de crianças trabalhem, das quais 115 milhões em atividades de risco.
O documento marca o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, 12 de junho, e aponta que, apesar da queda no número de crianças e jovens de 5 a 17 anos submetidos a trabalhos perigosos entre 2004 e 2008, a quantidade de adolescentes entre 15 e 17 anos nestas condições aumentou 20% no mesmo período – de 52 milhões para 62 milhões.
A alta vulnerabilidade dos jovens foi constatada não apenas nos países em desenvolvimento, mas nos Estados Unidos e na Europa. “A continuidade do trabalho infantil é culpa do modelo de crescimento. Combater atividades que ponham em risco a segurança, a saúde e a moral das crianças tem de ser prioridade”, afirma o Diretor-Geral da OIT, Juan Somavia.
Para a Especialista Independente das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão, Gulnara Shahinian, “pobreza, conflito e práticas tradicionais nocivas são as principais causas do trabalho infantil. A demanda é grande porque é barata e porque crianças são mais dóceis e fáceis de disciplinar que os adultos, além de muito amedrontadas para reclamar”.
 Fonte: ONU

sábado, 11 de junho de 2011

Vereador Alfredo Santana comparece no lançamento da pedra fundamental da via mangue

Imagem: Vereador Alfredo Santa, Senador Humberto Costa, presidente da Câmara do Recife Jurandir Liberal, prefeito João da Costa, governador Eduardo Campos, e o Ministro das Cidades Mário Negromonte. 
O vereador Alfredo Santana compareceu na manhã deste sábado 11, ao lançamento da pedra fundamental da Via Mangue, a maior obra viária realizada no Recife nos últimos 30 anos.  Estiveram presentes o Ministro das Cidades Mário Negromonte, o governador do estado Eduardo Campos e o prefeito João da Costa.

A solenidade aconteceu na Praça Abelardo Rijo, na Cabanga, e contou com a presença de dezenas de políticos, empresários e moradores da área. A obra, orçada em R$ 433,2 milhões, vai ligar a Avenida Agamenon Magalhães à Rua Antônio Falcão num traçado que margeia o Parque dos Manguezais nos bairros do Pina e Boa Viagem. 

Vereador Alfredo Santana comparece a grande Ação Social no bairro do Ibura

 O A Gente da Comunidade em parceria com a Secretária de Defesa Social promoveram no último sábado 11, uma grande ação no bairro do Ibura. Cerca de 200 pessoas foram beneficiadas com vários serviços: Corte de cabelo, assistência jurídica, aferição de pressão , limpeza de pele e  expedição de documentos como carteira de identidade e carteira de trabalho. 
O vereador Alfredo Santana compareceu ao evento, juntamente com pastor José da Guia que é o responsável pelo A Gente da Comunidade.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Prefeito João da Costa recebe prêmio e assina acordo de cooperação na Europa

A Prefeitura do Recife informou nesta quinta-feira que o prefeito João da Costa (PT) vai receber na próxima semana o prêmio “Reinhard Mohn 2011”, na cidade de Gutersloh, na  Alemanha, em solenidade  terá a presença da primeira-ministra daquele país, Ângela Merkel.
 A premiação é em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos na capital pernambucano por meio do Orçamento Participativo. Em viagem à Europa, o prefeito também assinará um acordo de cooperação com a prefeitura de Nantes (França). As duas agendas fora do país acontecerão nos próximos dias 14 e 16.
Em seu primeiro compromisso na Europa, o prefeito assinará, em Paris, a partir das 18h (horário da França), um Plano Plurianual de Cooperação. A solenidade acontecerá no gabinete da presidência da bancada do partido socialista francês.
O prefeito de Nantes, Jean-Marc Ayralt, é líder da bancada do partido socialista francês e deputado da Assembléia Nacional. Em seguida, o prefeito visitará o parlamento francês às 19h30 (horário da frança) e depois, às 21h, participa de um jantar oficial com o prefeito de Nantes.

Fonte: Portal da  Prefeitura do Recife

Dia Nacional da Imunização reforça prevenção de doenças através de vacinas

Especialistas chamam atenção para o Dia Nacional da Imunização, lembrado no dia 9/6 como forma de alertar em relação à prevenção de doenças através de vacinas.Para o médico Guido Levi, vice-presidente da Associação Brasileira de Imunizações (Sbim), o Brasil tem muito a comemorar neste segmento, especialmente pelo fato de possuir um dos maiores programas de vacinação do mundo.“Ao lado do Programa Nacional de DST/Aids, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é bem-sucedido, pois obteve o reconhecimento e o respeito internacional”, afirma Levi.
A chave do sucesso da iniciativa está justamente na preocupação de sempre incorporar novas vacinas e ampliar o raio de ação, procurando alcançar as pessoas que vivem em vários lugares do País. “E as vacinas que não estão no PNI podem ser encontradas nas clínicas privadas, que agem de forma complementar”, frisa o médico.
Neste Dia Nacional da Imunização, o Brasil pode comemorar não apenas a erradicação da varíola no mundo, mas o controle do sarampo e o fim da transmissão da poliomielite no território nacional.
Fonte: Casa Limpa
Foto: Divulgação

quinta-feira, 9 de junho de 2011

AIDS continua sendo um importante desafio de nossa era, lembram lideres mundiais reunidos em Nova York

Durante a abertura da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a AIDS, nesta quarta-feira (08/06) na sede da Organização em Nova York (EUA), autoridades da ONU pediram por ações para acabar com a AIDS e ressaltaram a necessidade de haver uma parceria mais ampla entre os governos, o setor privado e a sociedade civil para combater a epidemia.
    O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, observou que a campanha contra a AIDS vai além da luta contra uma doença, sendo também um pedido pelos direitos humanos, pela igualdade de gênero e uma demanda pelo tratamento igual entre todas as pessoas. Ele disse que é preciso baixar os custos e melhorar os programas que atendem os doentes; assegurar que as respostas ao HIV promovam a saúde, os direitos humanos, a segurança e a dignidade de mulheres e crianças; e desencadear uma “revolução de prevenção”, aproveitando o poder da juventude e as novas tecnologias da comunicação para alcançar o mundo inteiro.

Fonte: ONU Brasil

Médicos espanhóis avaliam centros de saúde da família no Recife

É hoje (9/6) o primeiro dia da visita, ao Grande Recife, de especialistas espanhóis em atenção primária à saúde. São eles: os médicos de família e comunidade Juan Gérvas e Mercedes Pérez Fernández, que visitam seis unidades de saúde da família (USFs) no Estado de Pernambuco. Eles continuam o trabalho amanhã e na segunda-feira – dias 10 e 13 de junho, respectivamente. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura do Recife contabilizou 250 equipes de Saúde da Família no município, oferecendo uma cobertura direta a 60% da população da capital pernambucana. Em 2000, a população contava com apenas 27 equipes, que beneficiavam somente 90 mil pessoas – 6% dos moradores do Recife.
Tanto Gérvas como Mercedes acompanham consultas e avaliam o acesso de pacientes aos serviços oferecidos, com o objetivo de dar sugestões para melhorar o atendimento da Estratégia Saúde da Família (ESF), que surgiu em 1994 como iniciativa do Ministério da Saúde para a implementação da atenção primária em saúde.
Fonte: Casa Saudável

Eduardo inaugura outro viaduto na Estrada da Batalha

Mais uma etapa das obras de reforma da Estrada da Batalha (PE-08) está concluída. Na manhã desta terça-feira (07/06), o governador Eduardo Campos liberou o segundo elevado do Viaduto do Bandepe, em Prazeres. Por dia, 40 mil veículos circulam pela via, que recebeu um investimento de R$ 19,5 milhões só nesse trecho. A ação faz parte das obras de mobilidade do Governo do Estado para a Copa de 2014.“É uma das obras mais importantes para a mobilidade da Região Metropolitana do Recife. Com ela, será mais rápido deixar o Recife em direção à Suape e às praias do Litoral Sul, por exemplo,”, disse o governador. 
Fonte: Site Governo do Estado

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comissão aprova projeto das sacolas retornáveis

As tradicionais sacolas de plástico distribuídas no comércio, que já estão proibidas em algumas capitais, começam a ser combatidas pela Câmara Municipal do Recife. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, na reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 8, o projeto de lei que obriga os hipermercados, supermercados, mercados e estabelecimentos congêneres do Recife a disponibilizar caixa preferencial aos consumidores que utilizarem sacolas retornáveis para o acondicionamento e transporte das mercadorias adquiridas. Com isso, a matéria ganha força para ser votada nas próximas sessões, em plenário.
Fonte: Câmara Municipal do Recife

Projeto de lei preserva direitos das crianças e adolescentes

Para incentivar a assistência à criança e ao adolescente, a inserção social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas em desenvolvimento, um projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB) será votado na sessão de hoje à tarde, prevista para começar às 15h, na Câmara Municipal do Recife. O projeto chega ao plenário fortalecido pelos pareceres de aprovação das comissões de Defesa dos Direitos Humanos; Educação e Cultura; Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento.

O projeto prevê a entrega, a cada dois anos, do título “Empresa Amiga da Criança e do Adolescente” àquela que tenha um trabalho reconhecido pelo Conselho Municipal de Defesa e Promoção do Direito da Criança e do Adolescente (Comdica). O título será confeccionado em forma de diploma, em fino acabamento, com inscrições esteticamente elaboradas, contendo a identidade nominal dos homenageados e a base legal para sua concessão. A empresa poderá usufruir do título para os fins de propaganda e divulgação.



Fonte: Câmara Municipal do Recife

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Vereador Alfredo Santana incentiva Inclusão Social de idosos

     ''O aumento do número de idosos no País não é acompanhado pelo aumento de políticas públicas em favor da pessoa idosa. Não se ouve falar em investir no idoso; talvez isso ocorra pelo fato de que eles estão, cronologicamente falando, mais próximos do fim da vida''. Trecho da justificativa do Projeto.
  O vereador Alfredo Santana propõe através do Projeto de sua autoria ''Títulos de Empresa Amiga da Terceira Idade e de Amigo da Terceira Idade'' incentivar a assistência ao idoso, a inserção social e a melhoria da qualidade de vida dos idosos, com mais de 60 anos de idade, reconhecendo e homenageando o trabalho daquelas pessoas e empresas que se dedicam a esta missão.
O Projeto de Lei está aguardando parecer das comissões de Legislação e Justiça.
                              

Projeto de lei adota medidas de prevenção à violência nas escolas

epois de aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça, o projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB) que institui medidas de prevenção à violência contra educadores da rede de ensino fundamental do município chega hoje à tarde ao plenário da Câmara Municipal do Recife. “Por muitas vezes, ambientes sociais desfavorecidos levam à disseminação da violência. Essa é uma percepção mais ou menos generalizada em nossa sociedade. O que uma grande parte das pessoas não considera é a relação inversa: como os ambientes violentos vêm desfavorecendo as comunidades nas quais estão inseridos”, argumentou o vereador na justificativa do projeto.
A violência invadiu as escolas, de acordo com o vereador Alfredo Santana. “Principalmente as escolas da rede pública de ensino, que não podem rejeitar matrícula, com alunos rebeldes intimidando os educadores. Da mesma forma, se expandem as gangues no meio estudantil, especialmente por relacionados ao uso de drogas. Não há como se negar o relevante alcance social deste projeto de lei, pelo que espero a apoio dos meus Pares na sua aprovação”, disse.
 Fonte: Câmara Municipal do Recife

Contaminação por HIV cai 25% em 10 anos, aponta relatório mundial

A resposta mundial para AIDS tem alcançado resultados significativos desde que o primeiro caso foi registrado. A taxa de novos infectados teve queda de 25% na última década, segundo o relatório “AIDS 30 anos depois: Nações na encruzilhada”, lançado no último dia 3, pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). O documento ainda aponta um recorde: 1,4 milhão de pessoas iniciaram tratamento em 2010 e pelo menos 420 mil crianças tomaram antirretroviral no ano passado – 50% a mais que em 2008.
Apesar dos resultados positivos, 34 milhões de pessoas viviam com HIV no fim do ano passado e quase 30 milhões morreram por causas relacionadas à doença ao longo das últimas três décadas. Crianças têm menos acesso ao tratamento e a desigualdade de gêneros ainda é uma barreira para as respostas efetivas que o HIV exige.

Com informações da ONU


2.500 jovens são infectados pelo HIV a cada dia no mundo, diz relatório

Todos os dias, cerca de 2.500 jovens são infectados pelo HIV em todo o mundo, de acordo com um relatório divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos internacionais. A publicação indica que a prevalência do HIV entre jovens caiu pouco e alerta que as adolescentes enfrentam um risco desproporcional de infecção por conta de sua vulnerabilidade biológica, da desigualdade social e da exclusão.
 Com informações da Agencia Brasil

Mundo faz reflexão sobre o Meio Ambiente

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Mudanças ambientais “potencialmente irreversíveis” ameaçam o progresso e conduzem milhares de pessoas à pobreza, declarou o Secretário-Geral da ONU.
Na mensagem alusiva ao Dia do Meio Ambiente, celebrado a 5 de Junho, Ban Ki-moon chama a atenção para mais esforços dos fazedores de políticas para preservar e reforçar os recursos naturais e florestas do planeta.
Pobreza
Nos últimos 20 anos, “aumentaram os níveis de pobreza de centenas de milhares de pessoas em África, Ásia e América Latina. Ban indica haver “provas do acúmulo de mudanças profundas e potencialmente irreversíveis na habilidade do planeta em sustentar o progresso.”
Em declarações à Rádio ONU, em Nova Iorque, o líder indígena brasileiro, Marcos Terena, disse haver necessidade de valorização o conhecimento dos povos nativos com vista a obter maiores ganhos da preservação ambiental.

Fonte: ONU

Vítimas de violência doméstica podem buscar ajuda pela internet


O que caracteriza uma agressão, como se proteger, o que fazer em momentos de crise e a quem recorrer são algumas das informações que estão disponíveis em nova seção do site do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), dedicada à lei Maria da Penha.
A ferramenta deve servir como incentivo para que as vítimas de violência doméstica procurem a Justiça. Meios foram criados para proteger a vida e a integridade física das mulheres, mas é preciso denunciar os agressores.
A Lei 11.340/06, conhecida como Maria da Penha, é uma homenagem à mulher que ficou paraplégica na década de 1980 depois de ser agredida pelo marido, pai de suas filhas. Diante da ineficiência dos mecanismos legais, ela buscou ajuda na Organização dos Estados Americanos.
Hoje, o TJ-SP disponibiliza um Juizado Especial de Violência Doméstica no Fórum Criminal da Barra Funda, na capital, para atender a vítimas, agressores e crianças. O local possui brinquedoteca e tem apoio de psicólogos e assistentes sociais. Também há atendimento nos Foros Regionais. No ano passado, somente na capital paulista, foram registrados 8.982 casos de violência doméstica.
(Com informações da ONU Mulheres)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vereador Alfredo Santana consede entrevista ao programa CBN/TOTAL

O programa apresentado por Aldo Vilela conta com entrevistas atualizadas dos mais diversos segmentos, politica, economia e esportes. O vereador Alfredo Santana foi um dos convidados desta sexta-feira 03. Na ocasião destacou o projeto(de sua autoria) que prevê  medidas de prevenção à violência contra educadores da rede de ensino.

Uma alerta: Oxi, uma nova droga devastadora

Ele é mais barato e agressivo do que o crack. E a ciência ainda tenta entender seus efeitos no organismo.



Distante dos grandes centros brasileiros, o estado do Acre convive com a destruição produzida pelo oxi, uma mistura de pasta-base de cocaína, querosene e cal virgem mais devastadora do que o temível crack. A droga, vendida no formato de pedra, ao valor médio de 2 reais a unidade, vem se popularizando na região Norte chegando nas cidades do Centro-Oeste e Sudeste.
Segundo informações da Polícia Federal, o entorpecente chegou ao Brasil através das fronteiras na Região Norte com países como a Bolívia e o Peru. A PF já realizou apreensões no Acre, Amazonas, Maranhão e no Piauí. Em Rio Branco, capital do Acre, a situação já pode ser considerada como calamidade pública, pois a polícia local afirma que não há bairro da cidade em que a droga não esteja sendo vendida e consumida. A droga também foi encontrada nos estados do Pará, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Amapá, Rondônia, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e, recentemente, em São Paulo.
Ainda não há dados confirmados da droga em Pernambuco, mas há alguns anos o estado vem enfrentado o aumento de usuários de crack. De acordo com o Ministério da Saúde, o Estado concentra cerca de 60 mil viciados da droga. Considerada de baixo custo e de rápida viciação, o oxi poderá ser um novo concorrente.


Com informações da Folha de Pernambuco

Vereador Alfredo Santana cria projeto que prevê critérios para a formação da fila de espera nos locais de prestação de serviços de saúde

O projeto propõe que os usuários dos serviços de saúde em Recife não sofram com longos períodos de espera em filas. Segundo vereador Alfredo Santana ‘’não é possível conviver com filas que se formam nas calçadas  ainda de madrugada, seja lá qual for à estação do ano ou o comportamento do clima, a população é merecedora de todo o esforço possível ao setor público para ser atendida com dignidade’,  destaca. São pessoas que buscam atendimento em situação de alguma debilidade quanto à saúde.
        A iniciativa visa proibir a formação de filas sob céu aberto e sem local apropriado, para as pessoas aguardarem sentadas e protegidas em estabelecimentos de serviços de saúde no município do Recife.
O projeto foi aprovado pelas comissões de Legislação e Justiça e Direitos Humanos e aguarda o parecer do Poder Executivo.


Projeto do vereador Alfredo Santana propõe medidas de prevenção à violência contra professores

De acordo com projeto de lei do vereador Alfredo Santana deve ser instituído medidas de prevenção à violência contra educadores da rede de ensino. O projeto foi aprovado em 1º discussão em reunião plenária.
     A proposta prevê alertar e nas escolas e comunidades acerca dos índices de violência contra os educadores, os possíveis motivos, facilidades e causas geradoras da violência; Desenvolver atividades nas escolas congregando educadores, alunos e membros das respectivas comunidades de entorno das mesmas, no intuito de combater a violência contra os professores e demais profissionais do ensino; além de Proteção sistemática ao professor ameaçado. O projeto será analisado pelo poder executivo para ser vetado ou sancionado.