segunda-feira, 6 de junho de 2011

Contaminação por HIV cai 25% em 10 anos, aponta relatório mundial

A resposta mundial para AIDS tem alcançado resultados significativos desde que o primeiro caso foi registrado. A taxa de novos infectados teve queda de 25% na última década, segundo o relatório “AIDS 30 anos depois: Nações na encruzilhada”, lançado no último dia 3, pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). O documento ainda aponta um recorde: 1,4 milhão de pessoas iniciaram tratamento em 2010 e pelo menos 420 mil crianças tomaram antirretroviral no ano passado – 50% a mais que em 2008.
Apesar dos resultados positivos, 34 milhões de pessoas viviam com HIV no fim do ano passado e quase 30 milhões morreram por causas relacionadas à doença ao longo das últimas três décadas. Crianças têm menos acesso ao tratamento e a desigualdade de gêneros ainda é uma barreira para as respostas efetivas que o HIV exige.

Com informações da ONU


2.500 jovens são infectados pelo HIV a cada dia no mundo, diz relatório

Todos os dias, cerca de 2.500 jovens são infectados pelo HIV em todo o mundo, de acordo com um relatório divulgado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos internacionais. A publicação indica que a prevalência do HIV entre jovens caiu pouco e alerta que as adolescentes enfrentam um risco desproporcional de infecção por conta de sua vulnerabilidade biológica, da desigualdade social e da exclusão.
 Com informações da Agencia Brasil

Nenhum comentário: