quarta-feira, 15 de julho de 2009

RECIFE GANHA NOVA TECNOLOGIA PARA MELHORIA DO TRÂNSITO


O Recife vai contar com uma nova tecnologia para melhorar a segurança no trânsito e auxiliar os projetos de engenharia de tráfego. A Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), será usuária de um projeto piloto que vai monitorar eventos de trânsito gerando automáticamente dados estatísticos do tráfego, a partir da identificação de situações incomum. O sistema foi criado pela empresa Serttel, que assinará, nesta quarta-feira (15), às 10h30, um convênio com o Cetene (Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste) para desenvolver o hardware a ser utilizado no projeto. A nova ferramenta foi batizada de “Sistema Opto-Eletrônico para Processamento de Imagens e Detecção Automática de Eventos de Risco”. Pela parceria, a CTTU disponibilizará as câmeras das vias e a Central de Operações de Tráfego – COT para o sistema ser testado e avaliado. Isso permitirá a operação da nova tecnologia em condições reais, durante doze meses. Segundo o projeto, serão desenvolvidos dispositivos capazes de interpretar imagens e gerar dados em tempo real na central, otimizando as ações dos técnicos de trânsito. Para o presidente da CTTU, Carlos Padilha, os testes do novo equipamento são viáveis para a construção de um trânsito melhor. “A busca sempre de soluções tecnológicas para o trânsito e a mobilidade com segurança para condutores e pedestres que compartilham os espaços públicos faz parte das atenções da PCR“, enfatizou. Funcionamento - Este equipamento eletrônico acoplados a câmeras de monitoramento e interligados a uma central de monitoramento terão a capacidade – através de tecnologia específica – de permitir, apenas com base nas imagens, obter a contagem volumétrica e classificação do fluxo (por tipo de veiculo), velocidade média, tamanho de fila, etc; detecção automática de congestionamentos; objeto estranho na via, ou interrupção súbita do fluxo; presença de ser humano ou de animal, parado ou se movendo entre veículos estacionados ou em movimento; pedestre abordando um veículo (possibilidade de assalto); pedestre atravessando fora do local permitido; veículo na contramão; veículo com velocidade acima da média ou outro comportamento anormal, tal como veículo trocando bruscamente de faixa no trânsito, colocando a vida de outros condutores e pedestres em risco; identificação automática da ocorrência de acidentes nas vias; identificação automática de veículos parados em locais impróprios nas vias (veículos quebrados ou estacionados em situação irregular); identificar veículos com dimensões inadequadas à via.


foto: Clemilson Campos/JC Imagem/AE )

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