segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Juventude agora


           A juventude é um período de transições e alcance da maturidade. É de onde saem idéias revolucionárias de visões modernas com resultados impressionantes.  Ao longo dos últimos anos, temos visto os jovens se mobilizando em grande número para construir um futuro melhor. No entanto muitos ainda estão ociosos e esperando(...). Esperando por algo de diferente do que lhes prometem os doutores do marxismo ou do liberalismo. A juventude não crê no paraíso futuro, nas promessas provenientes de tantas gerações. A juventude espera pelo hoje. Uma formação de jovens eu diria que imediatistas; diferentes das décadas passadas.
             Tudo começa muito cedo. Além dos seus lares e a formação de suas famílias as crianças são introduzidas num sistema educacional padrão, o que pode funcionar como um modelador de identidades. É a fase intermediária da padronização que todos estão submetidos pela cultura brasileira. Cabe a nós inseri-los no processo de politização, através da promoção de diálogos e outros eventos. Os jovens podem formar uma consciência política desde cedo e quando se sentirem seguros pra opinar e se fazer presentes para sociedade, começam a debater a política. São jovens cada vez mais exigentes e isto é uma virtude.
               A juventude atual está preocupada com vazio, com as soluções absurdas para suas vidas. Estão sempre muito dispostos a ocupar seus tempos livres e gozar dos prazeres momentâneos, talvez por isso tamanha a necessidade do imediato. É a sua incapacidade de esperar e as conseqüências disto um sentimento de angústia, o que podemos definir como a falta de esperança o que os reduz ao tempo presente. Creio que o futuro é a continuidade pessoal e histórica. E talvez por ficarem ociosos se entregam as facilidades da vida. Por isso investir na juventude de ontem vai trazer a juventude de hoje. E mesmo com a dubiedade, devemos pensar em formas de inseri-los na politização hoje! Jovens que são participativos neste cenário são capazes de reivindicar seus direitos e reconhecer seus deveres! A juventude é hoje, é agora!

Alfredo Santana é autor da Lei  pelo ‘ Dia da Consciência Jovem’ em Recife

Vereador Alfredo Santana  PRB/PE

Nenhum comentário: