terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil volta ao palco do título da Copa das Confederações sob a presença de Mandela

O gramado do Soccer City abrigou a abertura da Copa do Mundo e receberá também o duelo entre os finalistas desta edição de 2010. Mas o badalado estádio não é o único em Johanesburgo e divide atenções com outro tradicional ponto do esporte sul-africano: o Ellis Park, que carrega a responsabilidade de exibir para o planeta a estreia do pentacampeão Brasil diante da Coreia do Norte, nesta terça-feira.

Palco do histórico jogo de rúgbi em que Nelson Mandela levantou a taça da vitória dos sul-africanos contra a Nova Zelândia, em 1995, marcando a volta do país ao esporte internacional e unindo uma população que era dividida pelo apharteid, o estádio está situado na região central da maior cidade sul-africana, próximo ao violento bairro de Hillbrow, o que gera preocupação a quem se desloca às partidas.

Mas a arquitetura semelhante a uma caixa, com arquibancadas altas, faz o torcedor só se lembrar do que acontece no campo. Até os ventos frios do inverno de Johanesburgo dão uma trégua dentro do Ellis Park.

"Não tivemos dificuldades hoje (segunda-feira) e esperamos que não mude amanhã", torce o volante Gilberto Silva, feliz por não ter sentido frio no treino de reconhecimento do gramado. Na verdade, o Brasil conhece bem o local, pois foi onde brilhou na Copa das Confederações do ano passado.

Como o Soccer City não ficou pronto para o torneio de 2009, o Ellis Park recebeu os principais jogos da competição, como a final em que a seleção canarinho sagrou-se campeã. "O estádio apresenta perfeitas condições para fazermos nosso jogo", completou Gilberto Silva.

Já o atacante Grafite, que começará a partida no banco, espera apenas um detalhe final para que o campo tenha as condições ideais aos jogadores brasileiros e norte-coreanos. "A grama estava seca e segurando um pouquinho a bola. Se for molhada, ficarrá melhor."

Construído em 1928 para receber apenas partidas de rúgbi, o prédio original foi demolido e reerguido em 1982. Mas ainda não era a vez de a bola do futebol rolar no gramado. Além disso, o Ellis Park também ficou marcado por uma tragédia, quando, em abril de 2001, 43 pessoas morreram em um tumulto na partida entre Kaiser Chiefs e Orlando Pirates. Na ocasião, milhares de fãs de rúgbi tentaram forçar a entrada nas arquibancadas lotadas.

Agora, modernizado para a Copa do Mundo, o estádio deve voltar a ser um lugar de festa. E os gols de Luís Fabiano, Kaká, Robinho e companhia podem ajudar.


2 comentários:

OBREIRO DO RECIFE disse...

REALMENTE NO MESMO ESTÁDIO ONDE O BRASIL FOI CAMPEÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES VAI JOGAR CONTRA A CORÉIA DO NORTE , PREVISÃO DE BOM JOGO PARA O BRASIL

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

BRASIL RUMO A VITÓRIA