terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo - A história contada em fatos e números


A Copa do Mundo, competição que é disputada de quatro em quatro anos, foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, logo após o desportista ter assumido o comando da Fifa, entidade mais importante do futebol mundial.

A primeira edição da Copa foi realizada em 1930 (ilustração do pôster oficial abaixo), no Uruguai, e contou com a participação de apenas 16 seleções, convidadas pela Fifa. Não havia ainda a disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção anfitriã, que entrou como favorita por haver ganhado o título olímpico dois anos antes, justificou seu cartaz e aproveitou o fato de jogar em casa para ficar com o troféu.

A Itália ficou com o título nas duas edições seguintes (1934 e 1938). A competição só voltou a ser disputada em 1950 por causa da segunda guerra mundial (1939 a 1945), e o Brasil foi escolhido para sediar o evento. Quando o mundo inteiro acreditava na conquista dos donos da casa, os uruguaios roubaram a festa e venceram por 2 a 1, frustrando os quase 200 mil torcedores que lotaram o estádio do Maracanã, construído especialmente para o campeonato.

Em 1954, na Suíça, os húngaros eram favoritos, mas a taça foi parar em mãos alemãs. A seleção brasileira finalmente conquistou seu primeiro Mundial em 1958, na Suécia, voltando a vencer em 62, no Chile. Em 1966, foi a vez de a Inglaterra aproveitar o fato de a copa ser disputada em casa, quando, em uma decisão polêmica, superou a Alemanha.

Em 1970, no México, o Brasil tornou-se campeão do mundo pela terceira vez ao vencer a Itália por 4 a 1. Com o tricampeonato, ganhou o direito de ficar em definitivo com a taça Jules Rimet.

Após a conquista de 1970, a seleção canarinho entrou num jejum de 24 anos sem título. Em 74 e 90, a Alemanha sagrou-se campeã. Em 78 e 86, a conquista foi da Argentina, e o Mundial de 82 foi vencido pela Itália. A vitória brasileira só voltou a ocorrer em 1994, na Copa dos Estados Unidos. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente à final, porém perderia o título para os anfitriões: a França.

Em 2002, na Copa do Mundo do Japão/Coreia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, a seleção sagrou-se pentacampeã ao derrotar os alemães por 2 a 0. Em 2006, o Mundial foi sediado na Alemanha. A Itália ganhou seu quarto caneco ao derrotar a França nos pênaltis, após um empate de 1 a 1 no tempo normal, que persistiu na prorrogação.

Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento. Em 2014, o Mundial será realizado no Brasil. A competição retornará ao território brasileiro após 64 anos. O Brasil, aliás, é o único país que participou de todas as edições da Copa do Mundo.