sábado, 19 de junho de 2010

Pestalozzi recebe brinquedos da AMC


A instituição, que já existe há 60 anos, atende a mais de 700 crianças

De acordo com o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), 14,5% da população brasileira apresentam algum tipo de deficiência. A porcentagem corresponde a aproximadamente 24,6 milhões de pessoas, que dependem de adaptações ou da colaboração de terceiros para se inserir na sociedade. A pesquisa também mostra que a maioria das crianças portadoras de deficiência costuma frequentar as aulas em escolas comuns e somente uma parte delas recebe atendimento complementar ou está matriculada na educação especial.

Para a presidente da Sociedade Pestalozzi de São Paulo - instituição que dá assistência a crianças e adolescentes com deficiência intelectual -, Graciene Pereira, o apoio ao deficiente incentiva o exercício da cidadania e colabora para a inclusão social. “A atuação da instituição é referência para a construção de uma sociedade inclusiva, gerando benefícios ilimitados à comunidade, com a disseminação de informações, suporte às famílias e formação de profissionais”, afirma ela.

Desde 1992, a Igreja Universal do Reino de Deus se tornou parceira da Pestalozzi de São Paulo, que existe há 60 anos e conta com programas e serviços especializados nas áreas de Saúde, Educação e Capacitação Profissional. Profissionais da área da saúde e educação dedicam-se para proporcionar a inclusão social dos alunos por meio de um currículo amplo, que envolve oficinas como brinquedoteca, sala de leitura, artes, dança, informática e esporte. “Nossa proposta de ensino é levar um trabalho escolar progressivo, que possibilite ao aluno construir seu próprio aprendizado, sendo ele próprio o sujeito de seu conhecimento. Para isso, levamos em conta a realidade sócio-cultural de cada aluno, pois é a partir de sua história que daremos origem aos temas para a elaboração dos projetos pedagógicos”, explica Graciene.

Recentemente, a Pestalozzi recebeu a doação de brinquedos pedagógicos da Associação de Mulheres Cristãs (AMC), e durante a entrega, uma rápida cerimônia foi preparada para a inauguração do parquinho da instituição, que teve pipoca e algodão doce para as crianças.

Para Gilvana Isbruzzi, de 38 anos, mãe da aluna Maraoê Isbruzzi, de 8 anos, esses presentes vieram em uma excelente hora. Maraoê, portadora de deficiência mental e autismo, estuda há 2 anos na Pestalozzi e, de acordo com Gilvana, após esse período a filha teve suas habilidades desenvolvidas e uma grande melhora de comportamento. “O que minha filha mais gosta na Pestalozzi é de brincar, e esses novos brinquedos permitem que ela se divirta e aprenda, pois, como autista, ela precisa ter uma rotina diária e é isso que os profissionais estão proporcionando a ela”, declara.

A presidente Graciene agradeceu a doação, que considerou extremamente importante para proporcionar a resistência muscular, equilíbrio e força dos membros inferiores e superiores das crianças. “Estamos muito felizes com a ajuda que a AMC nos proporcionou. Em nome das 700 crianças e adolescentes com deficiência intelectual e autismo que a Pestalozzi de São Paulo atende há quase 60 anos, agradeço de coração, pois essa contribuição se reverterá em benefício de cada uma delas”, declarou.

A Sociedade Pestalozzi de São Paulo depende de doações. Quem quiser colaborar com a instituição pode entrar em contato pelo telefone (11) 2905-3045.

2 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

A PESTALOZZI EM PARCERIA COM A IURD ESTÁ FAZENDO UM ÓTIMO TRABALHO

OBREIRO DO RECIFE disse...

PARCERIA QUE TÁ DANDO CERTO