quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
VEREADOR ALFREDO SANTANA EM CONFRATERNIZAÇÃO
0 VEREADOR ALFREDO SANTANA, foi prestigiado com almoço de CONFRATERNIZAÇÃO, que aconteceu nesse domingo (20/12/2009), às 13:00 horas, no estacionamento da IURD, com um Grupo de 0breiros de Evangelização da igreja Universal do Reino de Deus.
domingo, 20 de dezembro de 2009
VEREADOR ALFREDO SANTANA ESTEVE PRESENTE NA CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO DE IDOSO DA MELHOR IDADE
O VEREADOR ALFREDO SANTANA, PRB da cidade de Recife/PE,
acompanhados de sua Equipe, e do Bispo Ossesio Silva,
da Igreja Universal do Reino de Deus, e do
Vereador Vilalba,PRB da cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE,
prestigiaram,neste Sábado (19/12/2009) ás 09:00 horas,
o EVENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO com o GRUPO DE IDOSO
da Melhor Idade, sendo coordenado pelo Pastor Bernardo,
Sendo o referido evento um sucesso com o Café da Manhã
com várias frutas da Região,e logo após houve várias apresentações
como: ginástica, apresentação de um grupo de dança,
atendimento jurídico, aferição de pressão, limpeza de pele,
distribuição de vários brindes através de sorteios, enfim,
foi uma manhã de lazer e descontração que marcou o ano de 2009.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
VEREADOR PRESTIGIOU O CURSO APRENDENDO SEM FRONTEIRAS
Para atender a grande demanda do mercado de trabalho, o curso APRENDENDO SEM FRONTEIRAS, tem se espalhado no Recife e na região Metropolina.
O Verador Alfredo Santana PRB-Recife, esteve presente, na última aula do ano, em Casa Amarela, com a instrutora do Curso Patrícia de Brito Lins, ele falou sobre a importância da capacitação da pessoa para competir na área profissional.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
VEREADOR ALFREDO SANTANA E O PREFEITO JOÃO DA COSTA
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
VEREADOR ALFREDO SANTANA JUNTAMENTE COM O PREFEITO JOÃO DA COSTA
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
VEREADOR ALFREDO SANTANA CONCEDE TÍTULO AO BISPO OSSESIO SILVA
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
PROJETO CAPIBARIBE MELHOR
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
ALMOÇO COM OBREIROS
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
ESTIVERAM REUNIDOS OS TRÊS GABINETES
Na oportunidade o Vereador frisou que para o desenvolvimento do trabalho é necessário que a equipe esteja fortalecida em união.
A tarde foi produtiva e bastante proveitosa e todos puderam desfrutar de um delicioso lanche.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
EVENTO DA MELHOR IDADE
Além das atividades diretas, foi oferecido consultoria nas áreas Jurídica, Higiene e Limpeza de Pele e Aferição de Pressão. Todo o evento sendo um sucesso para os participantes da
o Pr. Bernardo, com a participação do Pr. e Vereador Alfredo Santana (Recife),
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
VEREADOR ALFREDO SANTANA ACOMPANHA O PREFEITO DO RECIFE NA INAUGURAÇÃO DE OBRAS
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Vereador Alfredo Santana Apoia totalmente A Marcha Para Jesus
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Um Dia de Lazer
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Vereador Alfredo Santana entrega Certificado aos Formandos do Curso Aprendendo sem Fronteiras
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
LUTO
Conterrâneo, com quem eu tive o prazer de conhecer na última campanha e em alguns meses em que este esteve presente na Câmara Municipal do Recife, apresentou-se um homem honrado e comprometido com os deveres políticos, de fácil convivência e larga experiência, vindo a confundir-se com a própria história da política pernambucana e nacional.
Lutou pelos interesses da população recifense com atenção especial aos mais necessitados e com postura conservou os valores empregados pela família.
Sem dúvida a Casa de José Mariano perde um de seus maiores políticos, aquele que com ética, empregou o seu dever de representar os cidadãos recifenses.
Aos seus familiares, meus sentimentos, que Deus possa lhes conceder força neste momento de fragilidade.
Ver. Alfredo Santana
Capibaribe Melhor
A notícia foi dada à comunidade de Iputinga por ser uma das 21 localidades contempladas pelo projeto.
Capibaribe Melhor vem a beneficiar as famílias abrigadas à margem do rio Capibaribe além de suas ações incluírem a melhoria dos espaços urbanos (através da criação e recuperação da infra-estrutura física de lazer, saneamento, macro-drenagem, acessos e mobilidade), educação sanitária e ambiental, promoção do trabalho e renda, desenvolvimento das potencialidades esportivas e culturais, promoção de operações urbanas, participação popular, controle social e desenvolvimento institucional.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Vereador Alfredo Santana participa do 1º Simpósio Evangélico em Caruaru
Conhecida por seus habitantes como “Capital do Agreste”, Caruaru é a cidade o mais populosa do interior de Pernambuco, com uma população de 294.558 habitantes (IBGE 2008), que vivem numa área territorial de 921 quilômetros quadrados.
Também é conhecida mundialmente por sua festa junina e pela feira da Sulanca. Além do comercio e da animação própria do povo nordestino, Caruaru também é exemplo de fé e solidariedade, a exemplo do encontro do último sábado (19) no Marco Zero da cidade.
O 1º Simpósio Evangélico de Caruaru, contou com a parceria do IHENE-Instituto de Hematologia do Nordeste e também com a presença de voluntários, que ofereceram serviços de atendimento jurídico, corte de cabelo, manicure, aferição de pressão. O evento coincidiu com a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil; Uma atenção toda especial para a criançada.
O evento também contou com o apoio das Secretárias de Saúde, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária do município de Caruaru, além dos nossos colaboradores e voluntários.
O pastor Sérgio Valente responsável pelo trabalho evangelístico da IURD no município, falou sobre a importância do encontro. “Esse é o 1º Simpósio Evangélico de Caruaru. O objetivo maior desse encontro é levar assistência as pessoas que precisam através desse gesto de solidariedade mostrar o amor de Jesus para essas pessoas, alcançar essas almas através do amor de Deus, esse é o maior objetivo,” esclareceu.
O encontro contou com a presença do bispo Ossésio Silva, do vereador Vilalba de Jesus (PRB/PE) e do pastor José Bernardo (Grupo de Idosos da IURD).
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
O encontro da Melhor Idade
O evento contou com atendimento médico e jurídico, espaço da beleza, um café da manhã natural, muita animação e atividade física, coordenada pelo estudante de educação física da Universidade de Pernambuco Carlos Vieira, além de sorteio de brindes para cerca de 350 idosos presentes no evento.
Dona Aurelina de 84 anos elogiou o encontro: “Eu estou adorando esse evento, muito animado, espero que aconteçam muitos outros”, concluiu.
Para encerrar o encontro, o vereador Alfredo, o bispo Ossésio e o pastor Bernardo realizaram uma oração em favor de todos os presentes.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Alfredo Santana parabeniza obreiros
Ele reforçou o papel destes voluntários. “Das grandes metrópoles às cidades mais humildes do continente africano, obreiros têm um papel de altíssima relevância para uma sociedade mais justa, uma vez que seu trabalho consiste em ajudar o desvalido, o doente de espírito, o marginalizado. Eles fazem isso tudo, muitas vezes cansados de um dia de trabalho, e conseguem extrair forças para dedicar aos que sofrem. São verdadeiros campeões”.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Alfredo Santana e Josenildo vão à tribuna
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVA PROJETOS
Segundo a Vereadora, a comissão tem trabalhado muito para não deixar pendências, com intuito de dar espaço para os projetos terem andamento nas outras comissões. “É importante que as comissões trabalhem, pois é isso que a sociedade espera de todos nós vereadores. Agilizamos para que as matérias sejam analisadas, votadas e depois sigam para a sanção do prefeito”.
Dos projetos polêmicos que receberam aprovação da Comissão, há um de autoria da própria Aline Mariano, que dispõe sobre a proibição das instalações de fumódromos, destinados ao consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos criando ambientes totalmente livres do tabaco. É dela também o projeto que obriga as empresas de locação de terminais de computadores a manterem cadastros dos seus usuários, como forma de combater a pedofilia. Esse tema, inclusive, será tema de uma audiência publica ainda este mês. Um terceiro projeto de lei, de Estéfano Menudo (PHS) desobriga o pagamento de estacionamento ao usuário responsável, cônjuge ou dependente de paciente que esteja internado em hospitais do Recife.
Inauguração da primeira etapa do conjunto habitacional do Caíc
O conjunto que possui 144 apartamentos, onde 32 foram construídos pela prefeitura e 72 pelo governo do Estado.
Academia da Cidade, Lazer e segurança para o bairro do Ibura
A ideia é disponibilizar lazer e atividade física para população, ampliando as áreas de convivência da comunidade e dessa forma diminuir os índices de violência no local.
A inauguração foi seguida pela apresentação do Maracatu Leão da Campina.
Mutirão Social em Água Fria
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Seminário discute coleta, destinação e tratamento do lixo
“O presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou a lei dos consórcios públicos para que as cidades, desde que desejem, enfrentem em conjunto os problemas que as afligem em comum. A Câmara tenta, com esse seminário, dar uma visão mais abrangente para solucionar um problema enfrentado pela Prefeitura do Recife e também de Jaboatão dos Guararapes. É preciso que tenhamos competência técnica e observação atenta das variáveis”, avaliou Siqueira.
O primeiro palestrante do dia foi o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Mauro Buarque. Ele defendeu uma política de planejamento familiar para conter o aumento populacional como forma de deter também a produção de lixo. Buarque destacou ainda que a coleta e destinação dos resíduos sólidos devem ser vistas de forma global, dentro das possibilidades financeiras dos municípios e contando com a drástica redução no volume total de lixo, que depende da conscientização e colaboração da população com mudanças nos hábitos de consumo e educação ambiental.
Segundo ele, a taxa de geração de resíduos sólidos no Brasil é de 0,6 kg por dia por habitante. “Mas, no Recife, ela é o dobro da média nacional, cerca de 1,1 kg por habitante ao dia. A coleta é difícil porque têm áreas de difícil acesso e as alternativas ficam reduzidas”, adiantou.
O gerente de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes, Rodolfo Aureliano, falou sobre o programa de coleta seletiva que a prefeitura pretende implantar em Jaboatão, envolvendo toda a cidade, 780 catadores e com expectativa de coletar por mês mais de três mil toneladas de material pronto para reciclagem. “O município produz 16 mil toneladas de lixo por mês e nós vamos fazer a coleta seletiva em toda a cidade, inclusive nas comunidades pobres”, disse. A experiência, que está em fase de implantação, copia o modelo de Lodrina (PR), um dos municípios que mais recicla em toda a América Latina. “Nós estamos enfrentando a problemática do lixo levando em consideração cinco princípios que foram definidos pelo professor norte-americano Paul Connett: manter soluções simples para a coleta e destinação; manter solução local; integrar solução com a economia local; integrar a solução com o desenvolvimento da comunidade local e ter consciência de que solução é sustentável”, afirmou.
O último palestrante da manhã foi o professor José Mariano de Sá Araújo do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco. Ele considerou que para tratar do lixo, é preciso considerar as desigualdades sociais, a pobreza, os 50 milhões de brasileiros que vivem em condições de miséria, a população mundial cada vez maior, cada vez mais concentrada nos centros urbanos. Portanto, além de erradicar a pobreza, é fundamental impedir que a produção de lixo também cresça, e reciclar o máximo possível. “Melhorar o saneamento e a distribuição de água, diminuir a miséria social, são grandes passos para resolver os problemas ligados ao lixo. É claro que os resíduos sólidos não são um problema só nosso. Ele é um problema para todos, mas os países em desenvolvimento sofrem mais com isso”.
Ele defendeu a compostagem e a reciclagem, para reduzir o crescimento do lixo. Uma das formas de fazer isso é mantendo um programa de coleta seletiva. “Uma pesquisa nacional aponta que 27 cidades no Nordeste fazem coleta seletiva, uma delas é o Recife. Para mim, isso soa como uma grande brincadeira, porque o Recife não faz a coleta como deve ser feita, precisamos de um sistema eficiente, que faça isto de fato”. No entanto, José Mariano lembra que um dos atravanques da reciclagem é a tributação. “O produto reciclado continua pagando o mesmo IPI, de 15%, que já pagou como produto original. A legislação precisa ser revista para incentivar a reciclagem”.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Começa o Seminário sobre Resíduos Sólidos na Câmara
Está acontecendo, no Plenarinho da Câmara do Recife, o Seminário "Coleta, Tratamento e Destinação dos Resíduos Sólidos: Fatores do desenvolvimento metropolitano”, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico. O gerente de Limpeza Urbana da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Rodolfo Aureliano, apresentou as ações e propostas da atual gestão para “remediar o passivo social gerado” nos últimos anos diante da ausência de políticas eficazes na destinação do lixo. Segundo Aureliano, a prefeitura de Jaboatão pretende promover e implantar a coleta seletiva como uma política universalizada, que envolva toda a população e que se paute pelos princípios de solução simples, local, que integre a economia, promova o desenvolvimento da comunidade e que tenha sustentabilidade.
O Seminário segue até a parte da tarde, com a Mesa “O Consórcio Público Metropolitano e as alternativas tecnológicas de tratamento do lixo”, que terá como palestrantes o Secretário Estadual das Cidades, Humberto Costa, e o consultor e pesquisador Roberto Gusmão.
O presidente da Comissão, vereador Luciano Siqueira, informou que ao final do seminário será elaborado um documento com as propostas de uma política para os resíduos sólidos.
fonte:http://www.lucianosiqueira.com.br/
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Câmara reúne especialistas em seminário de resíduos sólidos
O evento contará com a presença de gestores públicos e especialistas no tema. Pela manhã, farão parte da Mesa “O desafio da coleta e da destinação dos resíduos sólidos”, o pesquisador da UFPE, José Mariano de Sá Aragão; o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Mauro Buarque; e o diretor de Limpeza Urbana da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Rodolfo Aureliano. À tarde, a Mesa “O Consórcio Público Metropolitano e as alternativas tecnológicas de tratamento do lixo” terá como palestrantes o Secretário Estadual das Cidades, Humberto Costa; o Coordenador do Centro de Tecnologias Estratégicas do NE/CETENE, Fernando Jucá; e o consultor e pesquisador Roberto Gusmão.
Na sessão da Câmara desta terça-feira, 4 de agosto, o presidente da Comissão, Luciano Siqueira (PC do B), convidou os demais vereadores para o seminário e ressaltou a importância da iniciativa. “A nossa expectativa é que este seja um debate abrangente, tecnicamente consistente e politicamente justo, que compreenda a complexidade que envolve a geração, coleta, transporte e tratamento dos resíduos sólidos urbanos e auxilie na definição de uma Política Metropolitana, sem a qual não é possível resolver adequadamente o problema do lixo em cada cidade”. Segundo o vereador, ao final do seminário, será elaborado um documento com as propostas de uma política para os resíduos sólidos. Os trabalhos ocorrerão no Plenarinho da Câmara, durante todo o dia, a partir das 8h30.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Vera Lopes toma posse e forma bancada feminina histórica
A posse da nova vereadora aconteceu na Sala da Presidência da Câmara, em virtude do recesso parlamentar. O presidente da Casa, vereador Múcio Magalhães (PT) explicou que a posse não poderia se dar no plenário por determinação regimental, mas abriu exceção para que os amigos e eleitores de Vera ocupassem as galerias após a cerimônia de posse sem caráter solene. “Trata-se de um ato político de boas vindas à vereadora. Sabemos da batalha dela para chegar até aqui e sua posse é amparada pela justiça eleitoral e em sua determinação”.
Múcio fez questão de ressaltar que a Câmara do Recife terá agora a maior bancada feminina de toda sua história. “Nossa Casa é uma das mais antigas do país e, no próximo ano, completa seu tricentenário. Estamos trabalhando muito e fechamos o semestre com saldo positivo de realizações no sentido de chegarmos cada vez mais perto do povo. Vera Lopes se agrega a esse esforço de acúmulo de trabalho e é sempre um prazer receber uma colega que se coloca à disposição da sociedade”.
Vera Lopes falou pela primeira da tribuna do plenário para agradecer aos amigos que também são seus eleitores. “Com honra e alegria, ocupo a tribuna como vereadora. Minha motivação maior é lutar pela saúde pública e mudar as condições de atendimento. Trabalho no Posto de Saúde da Família, em Brasília Teimosa e vivencio a dificuldade da população que busca atendimento de qualidade, por isso sempre defendi um tratamento digno e humanizado para a população carente”.
Ela se colocou à disposição para garantir os direitos dos recifenses. “Apresento-me nesta Casa para unir-me a todos que a compõem. Precisamos, urgentemente, adotar políticas públicas no sentido de reduzir os índices de miséria do nosso povo e, com isso, alcançar melhorias na saúde da população”.
Vera também assegurou que tratará com bom senso as propostas do governo. “Meu partido não figura no bloco governista, mas agirei com responsabilidade e clareza para distinguir entre aquilo que é bom para o povo e o que não é. É com esse espírito que chego à Casa”.
O vereador Romildo Gomes (DEM) realçou que a lei é mais forte, mas lamentou a saída de Josemi Simões. “Temos que cumprir a Constituição e Vera vai engrandecer a legislatura com seu trabalho. Ela vem aumentar a bancada feminina e de oposição na Casa”. Já o vereador Alfredo Santana (PRB) lamentou a saída de Josemi, ponderando que a lei determinou a posse de Vera Lopes. Aproveitou para ressaltar que a vereadora é muito bem vinda e que fará um bom trabalho.
Marcos de Bria ((PTC) ressaltou as qualidades da nova vereadora por sua determinação. “Já disputamos outras batalhas e estamos juntos agora na Câmara. Tenho certeza de que ela vai fazer um excelente trabalho pela saúde pública”. Também estavam presentes Estéfano Menudo ((PHS), Alexandre Lacerda (PTC) e o assessor especial da presidência
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Conselho de pastores é formado em Camaragibe
quarta-feira, 15 de julho de 2009
RECIFE GANHA NOVA TECNOLOGIA PARA MELHORIA DO TRÂNSITO
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Vereador propõe educar população
Alfredo Santana se reúne com os comerciantes do Recife
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Avanço Universal
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Alfredo Santana participa do Cipej
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Recife registra queda de 94% em casos de dengue
De janeiro a junho de 2009, 166 pessoas tiveram o diagnóstico da doença confirmado, contra 2.807 no mesmo período do ano passado. Nenhuma morte causada pela doença foi notificada este anoO número de casos de dengue no Recife desabou nos primeiros seis meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2008. De janeiro a junho de 2009, 166 pessoas tiveram o diagnóstico da doença confirmado, contra 2.807 no ano passado. A queda de 94% coloca o Recife entre as cidades com menor incidência da doença por 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 11 vezes menor que a média nacional e cinco vezes que a estadual, segundo dados repassados, ontem, pela prefeitura.
“Chegamos no ano passado a ter um pico epidêmico. Esse índice caiu bastante e tomamos novamente o controle da questão da epidemia”, disse o secretário municipal da Saúde, Gustavo Couto.
Ninguém morreu de dengue em 2009, segundo a Secretária Municipal da Saúde. No ano passado, de acordo com a prefeitura, foram três mortes e 18 pessoas tiveram o tipo mais perigoso da doença, a hemorrágica. Neste ano, só há um caso dessa variação sendo investigado.
A queda também se refletiu nas notificações, quando há apenas a suspeita da doença. O número casos notificados passou de 6.941 para 981, uma diminuição de 85%.
A Secretaria da Saúde atribui a queda às ações preventivas realizadas este ano. Quase um milhão de imóveis, exatamente 956.884, foram visitados por equipes de vigilância epidemiológica.
Os donos de 5 mil imóveis fecharam as portas de casa para as equipes de vigilantes, impedindo-as de fazer a vistoria. Caso mantenham a decisão, podem acabar vendo agentes, acompanhados de chaveiros, entrarem na residência mesmo sem permissão.
Dois sobrevoos feitos pela cidade revelam que, apesar da queda, a situação do Recife exige cuidado. Cinquenta e duas áreas de risco foram identificadas. As zonas vermelhas, que representam pontos de risco muito alto, ocupam aproximadamente a metade do mapa elaborado pela Secretaria da Saúde.
“Mesmo tendo esse número vitorioso, tem áreas em que o vetor está circulando de maneira importante. Então a gente não pode baixar a guarda nunca”, alertou o secretário Couto.
Entre os bairros onde há mais casos confirmados está Boa Viagem,Zona Sul, cujas piscinas abandonadas se tornam criadouros perfeitos para as larvas do mosquito Aedes aegypti. A maioria das áreas de risco, porém, tem perfil diferente.
Caixas-d’água sem tampa, lixo amontoado e falta de saneamento básico colocam moradores da Várzea, Zona Oeste, entre as principais vítimas de dengue no Recife. Só a agente de saúde Júlia Maria, 62 anos, já identificou mais de 150 pessoas com a doença em seus 12 anos de trabalho. “Graças a Deus, nunca morreu ninguém.”
quarta-feira, 1 de julho de 2009
PCR PARTICIPA DE CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
Nos dias 1º, 2 e 3 de julho, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) promove, na Faculdade Maurício de Nassau, a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.O evento contará com as presenças do presidente do Comdica, Luiz De Angelis, representantes do Ministério Público de Pernambuco, juizado da Criança e do Adolescente, além de representantes de todas as secretarias municipais. A Conferência vai reunir cerca de trezentos delegados – eleitos durante as pré-conferências realizadas nas seis RPAs, desde o início do mês de junho – que são responsáveis pela criação de políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.A abertura da solenidade, será nesta quarta-feira (1º de julho), a partir das 13h. Em seguida, haverá a leitura do regimento interno da Conferência para determinar como será realizada a metodologia de trabalho durante o encontro.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Ganhadora do Soletrando passa a lição da vitória
Larissa, natural da cidade de São José do Egito, no Sertão do Estado, entrou no Colégio Militar na 5ª série, após passar em concurso de seleção. Na primeira tentativa, foi reprovada. “Mas ela não desistiu e continuou estudando, na segunda tentativa, ela conseguiu entrar”, contou a mãe, Alana Oliveira. A adolescente, que se inscreveu no programa de televisão incentivada pelos pais, disse que não imaginava que ficaria com o primeiro lugar.
“Larissa se torna uma referência para a sua geração, para a juventude, para aqueles que querem voltar a estudar. Ela mostrou que temos capacidade na nossa juventude para melhorar a educação”, afirmou o governador durante o encontro com a garota, os pais dela e o comandante do Colégio Militar, o coronel Iran Jaborandir Rodrigues.
Perguntada sobre o que é preciso para vencer uma competição desse tipo, a resposta de Larissa veio de pronto e sem rodeios: “É preciso estudar bastante, se dedicar, se esforçar e correr atrás dos próprios sonhos”. A receita inclui quatro horas e meia diárias de estudo.
Para ela, a etapa mais difícil foi a final, realizada no último sábado. Mas nem isso tirou a tranquilidade da adolescente, que demonstrou calma durante a prova. A maior parte do prêmio de R$ 100 mil que ela ganhou já tem destino certo. “Vai ficar guardado”, afirmou a garota. Desse valor, Larissa doou R$ 10 mil para o segundo e terceiro colocados da competição.
O que vai mudar a partir de agora para Larissa? Se depender dela, nada. “Quero continuar minha vida como sempre”, disse. Ela não deixou de ir às aulas ontem, nem faltará hoje, de acordo com a mãe.
A pernambucana foi a primeira garota e também a primeira nordestina a vencer a competição. Nos próximos dias, ela deve viajar para participar de outros programas de televisão. “Vamos organizar as datas para que não atrapalhem as aulas”, disse a mãe. Apesar da mudança de rotina, agora repleta de entrevistas, Alana garante que Larissa mantém a tranquilidade. “Ela é calma, às vezes cansa, mas desde o começo ela sabia que se ganhasse a agenda cheia faria parte”, disse a mãe.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Lição de combate ao fumo
Publicado em 18.06.2009
Em um ano, o Recife reduziu em 34,6% índice de adultos fumantes. Hoje 10,4% dos maiores de 18 anos fumam, menos que a média nacional de 15,2%As 122 crianças da Creche Professor Francisco do Amaral Lopes, em Santo Amaro, área central do Recife, não sabem o que é fumaça de cigarro entre as sete e oito horas em que permanecem no local. É que na capital brasileira onde o número de fumantes caiu mais de 2007 a 2008, a proteção e a educação para os hábitos saudáveis começam na primeira infância. Pesquisa recente do Ministério da Saúde mostra que o percentual de adultos (com 18 anos ou mais) fumantes na cidade é de 10,4%, menor que a média nacional de 15,2%. Em 2007, os fumantes recifenses representavam 15,9%, o que significa uma queda de 34,6% em apenas um ano, a maior do período.
Toda a rede municipal da educação infantil, composta pelas creches, é ambiente livre do fumo. Assim também são as 220 unidades de saúde pública. O conjunto de prédios, incluindo os privados, nesta condição é outro recorde: 7.839. São mais de um milhão de pessoas protegidas das substâncias tóxicas do cigarro nesses locais, calcula a Secretaria Municipal de Saúde, além dos 156 mil profissionais que lá trabalham.
Para o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto, parceria com a sociedade para tornar ambientes livres do fumo, oferta na rede de saúde de tratamento contra a dependência do cigarro, divulgação de hábitos saudáveis e sobretudo acesso à informação sobre tabagismo e suas formas de prevenção são responsáveis pela mudança. “É uma política de saúde transversal, construída coletivamente e que dialoga com outras áreas”, observa Couto. Ele diz que se trata de prioridade acertada da gestão petista na capital, iniciada em 2001 e que terá continuação nos próximos quatro anos. Para Couto, o investimento renderá muito ao SUS, pela redução de adoecimento. “O fumo tem ligação direta com doenças cardiovasculares, respiratórias e com o câncer.”
A proibição ao cigarro em lugares fechados é lei no Brasil desde a década de 1990. Há também uma cobrança dos que cuidam de direitos trabalhistas, quanto à proteção da saúde do trabalhador. O Recife associou as restrições ao fumo – que chegaram no ano passado a bares e restaurantes – à ação de parceria, convencendo primeiro empresas e instituições a abolirem o cigarro de suas salas. Segundo a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Maristela Menezes, a estratégia ajudou muita gente a abandonar o cigarro.
Foi o caso da servidora da Creche Francisco do Amaral, Juracéia Alcântara Lima, 48 anos. “Era fumante há dez anos e quando implantaram o programa na creche me conscientizei que era melhor parar. Foi bom para mim e para as crianças. Em casa, os cinco filhos que moram comigo adoraram. Eles reclamavam do mau cheiro do cigarro”, conta. Foi difícil largar o vício, pois Juracéia ficava ansiosa. Mas com o apoio dos colegas de trabalho superou. “Hoje estou bem e não tenho mais cansaço. Sinto-me disposta”, atesta.
A diretora da creche, Maria Clara Farias, conta que a ação incluiu os pais. “Eles também participavam das palestras e muitos depois contaram que deixaram de fumar.” Clara se sente vitoriosa em não mais ver a criançada pegando na grama do jardim pontas de cigarro como brinquedo. Nos cômodos do estabelecimento, ela mantém os avisos de “É proibido fumar”. E o assunto está o ano todo nas atividades pedagógicas.
PESQUISA
Em 1989, o índice de fumantes na capital era de 28%, conforme a Pesquisa Nacional Saúde e Nutrição. Em 2003, a taxa foi de 18%, apurou o Inquérito Domiciliar Sobre Fatores de Risco para Doenças Crônicas. Já em 2006, o novo instrumento de avaliação, a Vigilância de Fatores de Risco por Inquérito Telefônico (Vigitel), apontou índice em torno dos 15%. No ano passado chegou a 10,4%, a maior queda. Recife ocupa agora o quarto lugar entre as dez cidades que têm menor proporção de fumantes.
No momento, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, 180 pessoas fazem tratamento contra tabagismo em serviços municipais. Cerca de 40% usam remédio como complementação e 30% conseguem manter a abstinência depois de um ano sem fumar.
fonte: JC
sábado, 13 de junho de 2009
PRB-PE realiza 1º Encontro Estadual de Prefeitos e Vereadores
Na oportunidade, o deputado apresentou Ossesio Silva, representante da Igreja Universal do Reino de Deus, como pré-candidato a vaga de deputado estadual em 2010 “É com muito prazer que me filio ao PRB, tenho certeza que esse partido nasceu para dar ao Brasil um novo rumo” disse. Ossesio que pertencia ao Democratas e se filou ao PRB durante o evento, afirmou que existe um engano quando as pessoas associam o partido a igreja Universal “ o PRB não pertence a Igreja Universal como muitas vezes a imprensa tem divulgado, o PRB pertence ao povo”. Também estavam presentes no encontro, André Santos (PRB) de Abreu e Lima, Zacarias Vilharba (PRB) de Jaboatão, Clayton Lira (PRB), Presidente Municipal do PRB em Pesqueira e o Vice- prefeito de Pesqueira Vanbrugh Sá (PV).
sexta-feira, 12 de junho de 2009
PCR FAZ ALERTA PARA A NECESSIDADE DA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
A concentração será no Terceiro Jardim.A ação tem o propósito de sensibilizar banhistas e comerciantes da Orla sobre o Enfrentamento do Trabalho Infantil. As ações serão realizadas nos locais de maior incidência de casos de crianças trabalhando. No encerramento, haverá apresentação artística e cultural do Núcleo da RPA 06 e Turma do Flau, no Primeiro Jardim. O principal objetivo da campanha, que teve início nesta terça-feira (09), é chamar a atenção para o importante papel que toda a população tem no desafio de erradicar a exploração do trabalho infantil.
As abordagens a pedestres e motoristas foram feitas em mercados públicos nos bairros de Casa Amarela, Encruzilhada, Afogados e no Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (CEASA).
Corrida – A programação do Dia Nacional e Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil continua neste domingo (14). A partir das 08h, 50 crianças assistidas pelo PETI participam da Corrida das Pontes. E na segunda-feira (15), no Teatro Barreto Júnior, Pina, às 14h, acontecerá uma Mesa com a Assinatura dos novos Convênios com entidades que participam do Programa de Enfrentamento do Trabalho Infantil (PETI). Em seguida, haverá apresentações dos Núcleos das RPAs com as crianças do Programa e a apresentação da peça “Árvore de Julia”O PETI atende cerca de 3.990 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na cidade do Recife e está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias.
18:03 Quinta-feira, 11 de Junho de 2009
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Alfredo Santana promove Mutirão de Ação Social no Ibura
A população aprovou a iniciativa, a dona de casa, Nasita Silva, 40 anos, saiu muito satisfeita do evento, “É ótimo um serviço como esse! Principalmente o atendimento médico gratuito, normalmente eu não teria nem tempo nem dinheiro para levar meus netos ao dentista”. A satisfação foi ainda maior nos voluntários. A cabeleireira Maria José, 29 anos, estava muito feliz em participar “Muita gente não tem condições de pagar corte de cabelo para os filhos, por exemplo, e assim pode vir todo mundo e o melhor, não paga nada,” completou animada.